POSTS RECENTES

25 de fevereiro de 2011

PARA REFLETIR E AGIR - DIVULGUEM POR FAVOR...

O QUE VOCÊ FAZ PELA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ? Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
Publicado em
2011-02-23
É extremamente correto que há necessidade da população se engajar pela educação de qualidade, pois a falta de educação de nosso povo é responsável direto pela negação de direitos do povo e das grandes mazelas sociais hoje ocorrentes. A necessidade de educar o povo não é apenas de escolarização básica, mas de construção de um conhecimento prático vivenciado pela construção de valores e pelo aprofundamento do nível cultural que sabemos tem baixa qualidade na nação. Como esperar mais de um povo que não tem filtragem nas mensagens, não executa o senso crítico e ainda não consegue ter noções básicas da etiqueta no dia – a – dia do relacionamento como seus semelhantes? Sabemos claramente que situações de desrespeito a regras básicas de trânsito e o suposto jeitinho para tudo ou mesmo a falta de pontualidade no cumprimento de trabalhos e compromissos tem a ver com uma falta de educação que começa na família e deveria ser burilada no ambiente escolar.
As situações de falta de educação de nosso povo são facilmente comprovadas nas filas, nos estacionamentos, nas festas onde a produção de lixo é enorme e desregrada e até nos ambientes de recolhimento espiritual como igrejas e templos. Sabemos claramente que muitas destas pessoas têm nível escolar elevado, no entanto, seu aprendizado foi somente de letramento e não incluiu o sentido verdadeiro do processo de educação, pois atitudes de incivilidade revelam um processo de falta de valores que poderiam ser dados na escola, que na maioria dos casos tem se preocupado simplesmente em preparar seus alunos para concursos, competições e outros instrumentos de marketing da Escola. A função precípua da educação vem sendo esquecida em detrimento da competição e das exigências simples da produtividade econômica que hoje são tão comuns no sistema em que vivemos.
Podemos verificar claramente que há situações em locais onde freqüentam membros das classes mais altas da sociedade onde os sintomas de uma má educação são visíveis e acabam provocando situações de desrespeito, violência e não cumprimento de regras para uma boa convivência. Desse modo, podemos afirmar claramente que nossa sociedade não está buscando rumos corretos no processo educativo e que a situação da vida educacional deve ser pautada no amadurecimento dos seus membros e deve satisfazer aos propósitos de um processo de geração de valores, de construção da autonomia e nos ideais de democracia já preconizados por grandes educadores e nas próprias leis que regem nossa educação.
A busca da mudança deve ser uma preocupação geral dos gestores da educação que devem esquecer por um momento em números e medidas quantitativas e gerar processos educativos que unam a eficiência do conhecimento com a formação de atitudes e posições que envolvam os cidadãos de nosso país na luta por liberdade, cidadania ativa e princípios de ética ambiental e social. A Escola deve ir além do conhecimento simples e do aprendizado teórico cobrado em avaliações buscando sempre unir eficiência a uma situação de construção de caráter que leve a formação de lideranças, a construção de indivíduos ávidos pela melhoria do mundo e cidadãos autônomos e reflexivos. A Educação é caminho firme para o crescimento e para a construção de uma nação, mas somente a geração da qualidade na prática e no fazer pedagógico podem mudar o sentido do papel de todos nós na geração de uma vida digna para todos. É importante que reflitamos sobre nossas ações em busca de um processo educacional de qualidade para todos sejam envolvidos e engajados na construção de mundo melhor, mas justo e digno para todos. A missão pela educação de qualidade só será vitoriosa se a sociedade mudar hábitos e comportamentos que retirem dos indivíduos o egoísmo, a arrogância e, sobretudo a busca por crescimento a todo custo tão comuns na ordem do dia. É preciso mudar relações para certamente mudarmos a educação em busca de um mundo melhor e mais digno para todos. Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, 
Publicaodo originalmente no site www.artigos.com

Nenhum comentário: