POSTS RECENTES

11 de fevereiro de 2011

VOCÊ ACREDITA NISSO?

10/02/2011 -

Dilma diz em seu primeiro pronunciamento que esta é a grande hora da educação

Diego de Abreu


Em pronunciamento no rádio e na TV, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (10/2) a criação do Programa Nacional de Acesso a Escola Técnica (Pronatec), que será uma espécie do Programa Universidade para Todos (ProUni) do ensino técnico. A presidente também destacou que irá acelerar a implantação do Plano Nacional de Banda Largas, que levará o acesso a internet às escolas públicas e às casas com preço compatível com a renda do cidadão.

A maior parte dos mais de cinco minutos de pronunciamento foram dedicados ao tema educação, área sensível para o governo federal, sobretudo depois dos problemas ocorridos recentemente com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A presidente aproveitou o começo do ano letivo para falar sobre a importância da educação para o desenvolvimento do país. Segundo ela, somente um ensino forte será capaz de erradicar a miséria do Brasil.

“Ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, contínua e de qualidade. Nenhum país, igualmente, poderá se desenvolver sem educar bem os seus jovens e capacitá-los plenamente para o emprego e para as novas necessidades criadas pela sociedade do conhecimento”, disse Dilma.

A presidente afirmou que chegou a hora de os brasileiros fazerem da educação “a grande ferramenta de construção dos seus sonhos”. Dilma não se omitiu sobre os problemas no Emem e no Sisu. Ela afirmou que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar as falhas ocorridas nos últimos meses. “É fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade desses instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola, e, portanto, na melhoria da qualidade ensino.”

Dilma também prometeu ampliar o número de creches no país e superar a evasão, a repetência e, principalmente, “a trágica ilusão de aluno passar de ano sem aprender nada”. Para ela, “esta é a grande hora da educação brasileira”.
Fonte: www.correioweb.com.br

Nenhum comentário: