POSTS RECENTES

16 de janeiro de 2012

uma lição interessante sobre educar

AS CRIANÇAS GOSTAM DE SABER QUE ESTÃO SENDO CUIDADAS.
                Em meu primeiro ano como professor havia um menino chamado Raymond que era uma criança muito malcriada e desorganizada. Na classe , era o líder dos alunos e o caos que criava afetava toda a turma. Eu sabia que, se conseguisse encontrar um meio de cativá – lo , isso ajudaria muito a controlar as outras crianças. Na tarde de uma sexta – feira , Raymond me avisou em um tom muito atrevido que não ia fazer as lições do fim de semana, porque tinha ido jogar basquete pela liga recreativa. Não discuti com ele. Em vez disso, descobri onde a competição se realizaria e fui assistir as partidas.  Quando Raymond me viu , ficou impressionado e perguntou o que eu estava fazendo ali. Disse – lhe que fora torcer por ele, mas Raymond não conseguiu acreditar . Toda vez que fazia um lance , driblava, pegava a bola de alguém ou apanhava um rebote, ele dava uma olhadela para ver se eu o estava observando.
                O fato de eu ter ido foi importantíssimo para esse aluno e, na segunda – feira , ele chegou à sala de aula com todas as lições feitas, caprichadas e corretas. Na verdade, Raymond transformou – se em aluno – modelo. Tornou – se respeitoso e esforçado, um figura de liderança positiva para toda a turma. No ano anterior, sua pontuação no teste de leitura fora melhor do que apenas a de 16 por cento de todos os estudantes de quarta série do estado. No fim da quinta série, Raymond foi melhor do que 68 por cento de todos os quintanistas. Essa melhora ocorreu simplesmente porque lhe mostrei que me preocupava com ele, e isso o estimulou a ter um bom desempenho.
                Parece simples, e é. As crianças desejam saber se nos preocupamos com elas. Antes de concordarem em investir esforços no que lhes pedimos, querem se assegurar de que estamos dispostos a investir nelas. Uma vez que demonstremos isso, toda a experiência fica muito mais fácil, produtiva e significativa.
( RON CLARCK  no Livro  a ARTE DE EDUCAR CRIANÇAS,               EDITORA SEXTANTE, 2005)

Um comentário:

Razek Seravhat disse...

Admiro seu compromisso que é educar, isto é tão notável como o ato de respirar. Aproveito e deixo um convite:Com a certeza de quem luta e a esperança de quem encontra

O Programa Música e Poesia e o lenitivocultural.blogspot.com convidam todos e todas para o 3° Recital de Janeiro que ocorrerá no dia 28/01/2012, 19:30h, no Espaço Verde na quarta etapa do Conjunto Ceará, Av C, 902. O Recital contará com a musicalidade de Paulo Branco, a teatralidade do Poeta Brasil, o poemar de Daniel Poesio, a juventude da Banda Subproduto do Rock, o internacionalismo de Técio Nunes Salgado e dos Poetas do Movimento Livre, o anticapitalismo de Angeline Carolino e Carlos Alberto Ribeiro com a companhia e conivência dos membros do Caep, a amizade de Franklin Silva e sua leal irmã Milena Vanessa, a ternura de Soraia Falcão, a literalidade de Wesclei Ribeiro, a vivacidade crítica de Aldo Filho, a filosofia do Poeta e educador Nemésio, a teologia poética de Jonas Serafim, a esperança despedaçada de Razek Seravhat, a firmeza do maestro Geraldo, o Caminhar socialista de Alexandre Uchoa e de sua parceira Janaina e os brincantes da Rosa Vermelha, a intermintente ironia do advogado Walber Nogueira, a alegria do garoto Tales e a seriedade de sua mãe Dalva, a simpatia do casal Zenir e Rock e o ideal de Cleidelene... O Evento contará também com o silêncio dos que partiram e com a saudade dos que não irão, para apresentar o evento a versatilidade de Luênia Aderaldo e a "des"construção de Joatan Freitas e para o encerramento a contundência da Banda Prepúcio e do poeta Jonantan Mendonça, do grande Poeta Renan, e a significativa presença da atriz Simone Souza, da Poetisa Lane Lima e do aflorar argiloso de Adelita Monteiro e sua mãe Vilame, bem como do eminente fervilhar do educador e eterno educando, o radialista Djacir Souza, a doçura intrigante de Lua Sonhadora e obviamente, terá também, a presença de todos e todas que esquecemos nesta mensagem.

Equipe do Lenitivo"