POSTS RECENTES

4 de janeiro de 2012

UMA BOA PEDIDA

ARTES CÊNICAS

Casa da Comédia Cearense recebe oficinas e espetáculos

04.01.2012
Clique para Ampliar
Casa da Comédia Cearense...
Clique para Ampliar
...espaço une arte e educação
Programação está ligada à parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste e acontece ao longo de janeiro
Fundada em 2003, pela família de artistas Haroldo, Hiramisa e Hiroldo Serra, a Casa da Comédia Cearense surgiu com o objetivo de levar cultura para a comunidade do bairro Rodolfo Teófilo e adjacências. Descentralizando o movimento cultural dos grandes centros e partilhando o conhecimento dos integrantes da Comédia Cearense, o grupo teatral completa 55 anos de trajetória em 2012.

Nesses oito anos de Casa, muitas atividades têm sido desenvolvidas na residência, antiga morada dos pais da atriz Hiramisa Serra. A Casa também funciona como um museu do grupo, dispondo de uma biblioteca especializada em artes cênicas, uma videoteca, sala de aula, ilha digital, um mini-teatro e um jardim com capacidade para receber 300 pessoas. Entre 2009 e 2011, a casa funcionou como ponto de cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e do Ministério da Cultura (Minc).

Oficinas
Uma das principais ações que acontece na Casa são as oficinas artísticas nas áreas de circo, dança de salão, hip hop e teatro para crianças, adolescentes e adultos. Segundo Hiroldo Serra, a iniciativa é resultado de uma parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), que já dura mais de cinco anos.

Nas terças-feiras são realizadas as oficinas de dança de salão, das 19 horas às 21 horas, e circo, das 18h30 às 20h30. E nas quartas-feiras acontecem as oficinas de teatro I e II, das 17 horas às 19 horas, e das 19 horas às 21 horas. As turmas são compostas por 26 alunos.

"Todo semestre são realizadas oficinas, e a cada término a gente promove uma apresentação pública como resultado daquilo que foi ensinado em cada uma delas. Na parte de teatro, no ano passado, encenamos os espetáculos ´O Capeta de Caruaru´, com a turma de adultos, e o ´Fantástico Mistério de Feiurinha´, com as crianças. Ambos ficaram em cartaz durante um mês", destaca Hiroldo Serra.

As oficinas da Casa da Comédia Cearense começaram na última terça-feira, (3). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio espaço. "Até agora o que está previsto dentro de nossa programação são as oficinas, e a concepção do espetáculo ´A paixão de Cristo´ durante a Semana Santa. Esta peça, inclusive, será encenada com a turma de adultos. Queremos que esse espetáculo se torne permanente dentro da nossa programação. Os demais ainda estamos em processo de escolha. As pessoas podem se inscrever até preenchermos todas as vagas. A gente está sempre recebendo alunos", explica Serra.

Companhia teatral
O grupo Comédia Cearense é um dos mais tradicionais do Estado. Ele foi criado em 1957, pelos artistas Haroldo Serra, Glice Sales, Palmeira Guimarães, entre outros. Ao longo de sua atuação, a companhia encenou diversas peças.

Os maiores sucessos ficam por conta das produções "O Casamento da Peraldiana" (1966), "O Morro do Ouro" (1963) e "Rosa do Lagamar" (1964). Assim, foram realizadas mais de 80 montagens, que renderam ao grupo participações e premiações em eventos em todo o Brasil e no exterior. A inauguração da Casa da Comédia Cearense representou a conquista de um importante espaço que une arte e educação.

Programação
Hoje
12 horas e 18 horas - "Rapaz de Cabelo Liso"

Dias 5 e 6/01
15 horas e 18 horas - "Esperando Comadre Daiana" (Cariri-CE)

Hoje e nos dias 11, 18 e 25/01

17 horas - Oficina de Iniciação Teatral (Turma I)

19 horas - Oficina de Iniciação Teatral (Turma II)

Dias 10, 17, 24 e 31/01
17h30 - Oficina de Circo

18h30 - Oficina de Dança (Hip-Hop) 19 horas - Oficina de Dança (Salão)

Mais informações:
Inscrições para as oficinas artísticas, na Casa da Comédia Cearense (Rua Major Pedro Sampaio, 1190, Rodolfo Teófilo). Gratuitas. Contatos: (85) 3214.3679 e 9635.3475

ANA CECÍLIA SOARESREPÓRTER

Nenhum comentário: