POSTS RECENTES

3 de janeiro de 2011

O CAOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Certo dia preparei com toda boa vontade uma nota de aula para meus alunos, pois ciente de que a metade da sala não tinha livro, achava que estes precisariam de algum material escrito para complementar o estudo ou para desenvolver um processo de análise de conteúdo e reflexão. Acontece que o diretor da escola sugeriu duas coisas que acho que demonstram toda a crise da Educação Pública: Sugeriu que eu anotasse todo o conteúdo da nota de aula na lousa ou entregasse os textos aos alunos para que eles devolvessem ao final da aula, para que fossem aproveitadas pela outra turma. Vemos aí o total descompromisso dos gestores em termos de educação no sentido de administrar a crise econômica das Escolas Públicas Municipais.

Não o culpo por esta atitude, pois este é vítima do apadrinhamento que hoje é comum nas Escolas de Fortaleza, onde a Comunidade Escolar não tem direito de escolher seus gestores o que faz com que vão ao Poder pessoas despreparadas em termos de compromisso político com Escola de qualidade e acabam fazendo o jogo do poder para defender seu emprego ou seu prestígio perante a gestão municipal. Tal absurdo é comum nas Escolas de Fortaleza que estão órfãs de administração compromissada.

O que se faz nas Escolas do Município é crime, é desrespeito, é fascismo puro, pois os educadores e os educandos estão à mercê de um poder descompromissado que sucateia as escolas e deixa que a violência tome de conta dos processos pedagógicos e da situação de formação de nosso povo. O silêncio em relação a isso é triste e mostra que os supostos representantes do povo que estão na Câmara Municipal só têm compromisso com seus próprios interesses e com a satisfação pessoal de riqueza e prestígio perante os que se beneficiam com esta inércia administrativa em vigor atualmente.

Por outro lado, nem sei para que escrevo isso, pois sei que nossos meios de comunicação não estão nem aí para o que se passa com a educação, com os educadores e com os jovens que ao sair da escola caminha célere para o vício e para o fim da vida. Uma pena que seja assim.

Djacyr Souza
djacyrsouza@gmail.comProfessor universitário
Publicado originalmente no JORNAL O POVO - 03/01/11

Nenhum comentário: