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6 de fevereiro de 2011

UMA DICA DO USO DO JORNAL EM SALA DE AULA

Você faz a Notícia

05.02.2011| 01:30

Professora e alunos finalizam o trabalho  (FOTO: DE CARLOS EDUARDO

) Professora e alunos finalizam o trabalho (FOTO: DE CARLOS EDUARDO ) Carlos Eduardo
carloseduardo@opovo.com.br

Para fazer com que os alunos tenham sempre motivação na hora de escrever, é preciso que o professor apresente propostas dinâmicas de práticas de leitura e escrita. Uma maneira de colocar isso em prática é o trabalho pedagógico com o jornal, que possui diversas possibilidade de trabalhos com os alunos em sala de aula, além de desenvolver o senso crítico e trazer para o ambiente escolar atividades que promovam a interdisciplinaridade. A professora Nyvia Soares, da Escola Municipal Lauriza Vieira de Lima, pertencente ao município de Horizonte–CE, propôs aos seus alunos uma atividade que promoverá, de forma bastante dinâmica, as práticas de leitura e escrita dentro e fora da sala de aula, tendo como temas vários assuntos que podem ser encontrados no jornal. Acompanhe, no passo a passo, como transformar a turma inteira em pequenos repórteres.

Conteúdo:
Gênero Notícia;
Leitura e produção textual.

Objetivos
Dinamizar as aulas de leitura e escrita;
Selecionar textos jornalísticos e reescrevê-los;
Trabalhar a oralidade por meio da leitura.

Material necessário:Exemplares do Jornal O POVO;
Tesoura; Cola;
Folhas de ofício tamanho A4.


DESENVOLVIMENTO

1º PASSO
Comece explicando aos alunos que eles farão uma atividade envolvendo as práticas de leitura e escrita bem diferente do que eles estão acostumados e que eles passarão a ser, por um momento, verdadeiros jornalistas, dependendo apenas da criatividade que eles terão na hora de escrever e de preparar, sozinhos, uma notícia para fixar no mural da sala de aula ou no jornal da escola. Comente o trabalho que desenvolvem os jornalistas e, de preferência, como fazem para escreverem suas matérias, tendo como base as informações que buscam no dia a dia.

2º PASSO
Divida os alunos em equipes e distribua exemplares do O POVO, de preferência completo, para que eles tenham a iniciativa de procurar as notícias que mais chamam a atenção deles, assim terão muito mais interesse em escrever aquilo que gostam e possuem prazer em ler.

3° PASSO
Escolhida a notícia e concluída a leitura dela, proponha à turma uma reescrita desses textos, contando através da própria percepção deles o que leram e se gostariam de alterar alguma situação, como o desfecho da matéria ou até mesmo mudando o nome dos personagens encontrados nela. Explique que a nova notícia gerada dependerá da criatividade deles.

4° PASSO
No decorrer da reescrita, comente com os alunos a importância de um bom texto, que é preciso ter clareza e seja de fácil compreensão para o leitor. Ajude-os caso surja alguma dúvida, orientando-os e dando sugestões. Informe que a ilustração das notícias produzidas tanto pode ser em formato de desenho ou uma gravura recortada do próprio jornal.

5º PASSO
Recolha todos os textos já prontos e, em seguida, distribua de forma que cada um fique com uma produção diferente daquela que escreveu. Assim, à medida que cada aluno for lendo determinada notícia, a turma pode brincar de adivinhar quem escreveu determinada matéria.

FINALIZAÇÃO
Uma exposição pode ser feita na sala de aula com todos os textos. Caso a escola possua seu próprio jornal, as melhores matérias podem ser publicadas para que toda a escola leia as produções textuais.

AVALIAÇÃO
Observe a atitude dos alunos em relação aos temas escolhidos e se apresentaram alguma dificuldade na reescrita dos textos.

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