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1 de setembro de 2010

econtro discute formação de professores

Formação de professores é discutida em Fortaleza Imprimir E-mail
01-Sep-2010
Tutores de 230 municípios brasileiros da primeira turma do Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado estarão reunidos a partir de sexta-feira (3), em Fortaleza.
O objetivo do encontro é fazer  uma avaliação pedagógica do programa. A abertura dos trabalhos será às 8h de sexta-feira, com a presença da Secretária de Educação Especial do MEC, Claudia Dutra; do Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, assim como das secretárias de Educação estadual e municipal. O evento se prolonga até domingo (5) no Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080 - Meireles). Sexta-feira à noite, às 18h, haverá lançamento de três livros.
A UFC iniciou o curso em 2007 na modalidade de aperfeiçoamento, em convênio com o Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso, gratuito, é realizado a distância, através da Universidade Aberta do Brasil. Dele participam 3.000 professores de escolas municipais e estaduais, procedentes de 420 mu-nicípios brasileiros, onde atuam em educação especial, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.

Duas turmas já foram formadas: 1.178 professores em 2007 e mais 2.145 em 2008. Em 2010, o curso transformou-se em especialização. Iniciado em fevereiro deste ano, estende-se até setembro de 2011 e está estruturado em turmas de 20 alunos e um tutor. As vagas foram distribuídas entre as secretarias municipais estaduais de ensino dos municípios, a critério do MEC. "A partir do momento em que fazem o curso eles mudam a realidade no trabalho nas escolas", explica a Profª Rita Vieira de Figueiredo, da coordenação colegiada da especialização, composta ainda pelas professoras Francinete Alves e Marta Munguba.
Integram a equipe pedagógica as professsoras Maria Tereza Mantoan, Rosa Ângela Machado e Terezinha dos Santos. O curso funciona com 75% das atividades a distância e 25% em encontros presenciais nos municípios-polo. Concebido na perspectiva da Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR) e no método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), traz inovações sobre o AEE, incluindo assuntos como Deficiências Múltiplas, Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

O material didático-pedagógico foi elaborado pela UFC e compreende uma coletânea de 13 volumes, englobando os conteúdos de referência sobre AEE. A tiragem da publicação foi de 600 mil exemplares e a edição já está esgotada. Uma segunda coletânea, com 10 livros, está sendo preparada para ser lançada até o final do ano e será disponibili-zada aos participantes do curso e para as redes públicas municipais e estaduais de ensino do País.
Fonte: Profª Rita Vieira de Figueiredo, do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC -  (85) 3366.750

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