NOSSO PAPEL NO PLANETA TERRA
Muito se fala dos problemas ambientais, no entanto, não há muitas cobranças em relação ao processo de responsabilidade que deve ser uma busca constante de todas as Instituições sejam públicas ou privadas no sentido de efetivar uma reflexão sobre nossas atitudes cotidianas no sentido de garantir um nível de vida adequado para todos no rumos de avanço milênio em contradição com os diversos problemas socioambientais verificados na realidade das sociedades ditas modernas. A mudança de hábitos deve ser uma busca cotidiana onde o processo de geração de riqueza não seja a única proposta de ação de nossas comunidades. É preciso pensar e repensar o uso dos recursos naturais e as atividades de geração de riqueza procurando sempre desenvolver uma prática de sustentabilidade e uma missão de relacionamento coerente com a natureza e entre os indivíduos no dia – a – dia . No entanto estamos pensando que hoje não adiantam palavras e idéias e que a hora é de agir para termos um planeta habitável e adequado para o desenvolvimento da vida e para uma melhor situação dos que nele vivem. É papel de cada um de nós agir em prol da redução dos problemas ambientais praticando ativamente as premissas de uma ação responsável pelo planeta seja no ambiente de trabalho, seja no processo de formação , seja na comunidade e em todos os lugares de vivência para que mudemos plenamente a forma com que o planeta vem sendo tratado nessa ânsia louca e desenfreada por dinheiro, poder e acumulação de riquezas. É preciso cumprir urgentemente com as regras da ética ambiental para termos uma melhor relação tanto com nossos semelhantes quanto com os elementos da fauna e da flora que nos cerca. Os indivíduos devem e podem em seu âmbito de ação laboral ou de convivência desenvolver práticas que reduzam a descartabilidade, que mude a idéia única de que a natureza é uma fonte inesgotável de recursos e de que os bens naturais nunca findarão. Os empresários tem de refazer suas metas de lucratividade e buscar sempre apoiar movimentos ambientais, culturais e todos as ações que busquem erradicar ou minorar a desigualdade social e as agressões socioambientais. É preciso que as empresas se pautem sempre na visão , missão e valores que tenham pensamentos ambientais e sociais para reduzir as injustiças sociais e os mecanismos de destruição de nosso ambiente. É preciso que se desenvolvam nos âmbitos empresariais uma prática verdadeira de responsabilidade social e ambiental sem preocupação meramente de marketing , mas como um visão que vai pautar toda a lógica de ação das empresas e de seus colaboradores. É preciso iniciar primeiramente com a valorização dos que fazem a empresa incentivando processos de formação, engajando seus funcionários com a comunidade e procurando sempre desenvolver suas metas empresariais na busca incessante da transparência e da informação. Cada cidadão deve em comunidade buscar informações ambientais, aliando – se aos órgãos de fiscalização de agressões do ambiente e procurando sempre denunciar qualquer tipo de agressão que cause algum tipo de desconforto ambiental. É preciso buscar sempre mecanismos de união, colaboração , diálogo ativo e conscientização de todos que fazem a comunidade. É preciso que cada cidadão elabore internamente um código de ética que mude posturas , comportamentos e idéias acerca da natureza. Cada cidadão deve lutar por educação de qualidade para todos, por geração de atividades de cunho cultural e pela democracia plena , pois somente uma sociedade democrática terá capacidades de ver a natureza com outros olhos e com outras formas de atitude. A cidadania ambiental deve ser buscada, ampliada e praticada para o bem de todos. É preciso que o povo seja artífice de uma nova construção do mundo na busca da pluralidade, do respeito ao próximo e de um processo de mudança cultural e de uma nova concepção de natureza para todos os indivíduos. Os ambientes escolares devem ser sempre construídos no sentido de uma gestão democrática que dê aos seus componentes a oportunidade de discutir a natureza, de compreender seus ciclos, de analisar os problemas ambientais e de mostrar o que cada um pode fazer para um mundo melhor ambientalmente. As escolas devem buscar o pensamento dialógico, para a partir do diálogo construir conhecimento. Os gestores educacionais devem fazer com que a formação não seja apenas quantitativa ou baseada meramente na visão de obtenção do diploma, mas antes de tudo a construção de valores que certamente evitarão muitas agressões hoje comuns na sociedade moderna. A escola deve ser palco de debates ambientais, de ações plenas de sua comunidade em busca de uma vida melhor, de valorização dos que fazem a Escola , de geração de hábitos saudáveis , de mudança de costumes, enfim de geração de conhecimento a serviço de um mundo melhor e ambientalmente justo. Os poderes públicos devem ser democráticos na essência e na prática desenvolvendo sempre seu papel na fiscalização de leis ambientais e na construção de uma sociedade que vislumbre a cidadania e a ética ambientais para todos. O Estado tem de ser democrático, flexível , participativo e voltado para os objetivos já preconizados em leis e nas tradições de sua origem. O Estado tem de desenvolver políticas públicas que gerem educação de qualidade, hábitos ambientais saudáveis e busca incessante do desenvolvimento sempre adequado a uma segurança ambiental para todos os entes da sociedade. A democracia tem de deixar de ser retórica para ser uma prática concreta e plena em todos os sentidos. Somente com estes tipos de ação teremos uma redução de problemas ambientais para que todos possam conviver harmonicamente na natureza retirando o necessário e não destruindo só por ambição ou por acumulação de riqueza. Se houver uma compreensão mais vivenciada da cidadania ambiental com certeza reverteremos um quadro de destruição ambiental que hoje já faz parte de algumas realidades e que , com certeza, poderá ser o futuro de toda humanidade. Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR BLOG aprendizesdanatureza.blogspot.com
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