Opinião
Artigo
A importância dos conselhos escolares
Ricardo Normando
23 Mar 2010 - 02h04min
Podemos pensar na educação como o principal pilar em que se apoia o
grau de desenvolvimento social de uma nação. Não se pode negar que a
gestão democrático-participativa é altamente necessária para que a
escola tenha condições mínimas de responder aos anseios da sociedade,
na formação do indivíduo para o trabalho e para a vida. Uma das
instâncias de vivência democrática na escola e na comunidade onde esta
se insere é o conselho escolar.
Esta instância é formada pelos diversos segmentos da comunidade
escolar: professores, funcionários da escola, pais... Enfim, os membros
que, direta ou indiretamente, estão ligados ao processo educacional.
Ele é responsável pelo estudo e planejamento, debate e deliberação,
acompanhamento, controle e avaliação das ações do dia-a-dia da escola
tanto no campo pedagógico, articulando as ações, acompanhando os alunos
que estão nos Programas desenvolvidos no ambiente interno da escola, em
relação ao seu rendimento escolar, quanto no administrativo e financeiro,
direcionando o gasto das verbas federais, estaduais e municipais de
modo a garantir a melhor aplicabilidade desses recursos. Erroneamente,
muitas pessoas pensam que ele serve apenas para fiscalizar, conduzir a
aplicabilidade dos recursos que chegam à escola.
Com base na boa articulação entre os membros dos conselhos
escolares em cada escola e comunidade é possível construir uma
identidade da escola, gerar uma funcionalidade enquanto instituição
social que atenda às expectativas de seu público e da comunidade da
qual faz parte e, principalmente, se mostrar como um órgão de natureza
democrática, onde a comunidade a qual ela serve, cria a sua própria história.
Não é à toa que a gestão da escola e do sistema de ensino ao qual
ela está subordinada é objeto de muita preocupação do meio acadêmico e
dos profissionais que trabalham no dia-a-dia da rotina escolar. É
possível a construção de espaços para que a ação do conselho escolar
transforme a realidade da democracia na gestão da escola e do sistema
de ensino, enfocando que não se faz democracia sem o empenho de todos
que fazem parte da comunidade escolar e do sistema de ensino.
É de suma importância que o conselho escolar exerça constantemente
a tarefa de avaliar a escola como um todo e faça da autoavaliação um
dos momentos mais importantes
em sua atuação, que deve ser transparente e mais próxima da comunidade.
Deve haver o aprofundamento das questões aqui levantadas, bem como a
mobilização da comunidade como um todo no tocante ao processo de
envolvimento diário com o cotidiano da escola. Dessa forma, a
democracia é fortalecida.
Este artigo foi escrito em parceria com a professora Morgana Paula
RICARDO NORMANDO
Professor da Universidade Federal do Ceará
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