POSTS RECENTES

16 de fevereiro de 2014

UMA REFLEXÃO SOBRE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL? O QUE PENSAR
        Não podemos ser contra qualquer investimento em educação, mas a Escola de Tempo Integral é uma compensação às deficiências da família e da própria escola que não consegue no tempo normal dar o que é necessário para o crescimento da escola. Na realidade o verdadeiro sentido da Escola de Tempo Integral deveria ser a construção do saber a partir de vivências, descobertas e promoção do saber não apenas curricular mas , sobretudo, de conhecer a vida.
        Na realidade não creio que um investimento em Escolas de Tempo Integral sem estrutura pedagógica coerente ou real não conduzirá ao sucesso o que nos leva a crer que todo o sentido da educação deve ser proporcionar ao estudante uma formação cultural segura e sadia com mudança de hábitos e com situações de enfrentamento dos problemas da realidade desigual de nossa sociedade. Não creio em escolas que não se baseiem no diálogo possam resolver o problema da educação e qualquer investimento em educação real tem de ser prioritariamente no homem que está sempre em construção.

        Por tudo isso é deveras importante que os gestores que implementem este processo procurem implementar também a construção da dignidade dos educadores e dos alunos além de promover escolas com espaços adequados para que a educação extracurricular aconteça e investimento da formação do educador no sentido da interdisciplinaridade, do compromisso político com a educação e, principalmente, com o entendimento de seu papel perante a sociedade e todos que lhes cercam.

Nenhum comentário: