POSTS RECENTES

26 de dezembro de 2011

uma reflexão de Rubem Alves para reflexão e mudança.

QUALIDADES DO PROFESSOR
E quais são estas qualidades do professor, que eu acho de fundamental importância? A primeira delas é o respeito pelo aluno. Respeitar o aluno é olhar o aluno nos olhos, é prestar atenção , é fazer com que o aluno sinta que eu professor estou falando com ele de igual para igual e aquilo que me fala é muito importante e eu vou levar em consideração. Quando isso acontece , o aluno se sente maior, ele se sente recebendo alguma coisa de muita importância que vai ter influência direta na formação do caráter. 
Eu fui psicanalista. Minha profissão era ouvir o que as pessoas tinham a dizer, e devo dizer que muitas pessoas iam à psicanálise não para serem psicanalisadas , mas, simplesmente , para terem alguém que as ouvisse. Baseado nesta experiência, escrevi uma crônica com o título: Escutatória.
Em que eu dizia que já havia visto muitos anúncios de cursos de oratória, mas nunca tinha ouvido o anúncio de um curso de escutatória. Porque todas as pessoas se julgam maravilhosas no escutar, portanto eles se dedicam a aprender a falar e não aprender a escutar.
( RUBEM ALVES, OS QUATRO PILARES – FILME ATTA , CEDIC)


Nenhum comentário: