POSTS RECENTES

21 de janeiro de 2011

REFLITA SOBRE ESTE PROBLEMA


Por que Está faltando professor?
                Reportagem recente do Jornal OPOVO(17/01/11) dá conta da falta de professores nas Escolas Públicas Municipais de Fortaleza  o que denota a situação de desestímulo dos educadores face a políticas públicas equivocadas talvez por inexperiência ou por maldade por parte dos gestores da educação pública municipal. O quadro que se desenha é que  futuramente teremos uma falta de professores  em meio aos processos que desencadeiam o desestímulo de um profissão que vem sendo degradada pela forma errônea de se fazer política e na falta de  garantia de demandas sociais para o povo.
                A situação da Educação Municipal é grave onde temos casos de falta de estímulo e desesperança dos educadores em meio ao não cumprimento de seus direitos tais como Lei do Piso Salarial Nacional, Cumprimento das Licenças – Prêmio dos educadores, não - estímulo ao crescimento profissional e situação de falta de democracia interna nas Escolas desencadeada pela nomeação política que hoje coloca gestores nas Escolas que não ouvem os educadores e de tudo fazem para dizer amém à administração municipal.
                O quadro desolador da Educação Municipal decorrente da falta de uma política de estímulo e de valorização da profissão é completado pela violência que toma de conta das Escolas que faz com que muitos tenham medo de garantir uma ação pedagógica onde a disciplina possa conduzir a uma boa educação. Desse modo vemos que somente com gestões comprometidas poderemos garantir a dignidade da profissão e evitar a migração dos educadores para outras profissão menos estressantes , mais valorizadas economicamente e menos perigosas. A situação de falta de professores é um sintoma de que administrações desastrosas conduzirão nossa educação ao caos e que vai desencadear em um  quadro caótico nas perspectivas de vida daqueles que buscam nossas Escolas o que tem sido provado nos exames avaliativos nacionais. Talvez o quadro mude quando nossos gestores passarem a colocar seus filhos na Escola Pública o que admitamos seria uma utopia e uma coisa quase impossível, pois certamente eles não querem para seus filhos o que oferecem para o povo.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM FORTALEZA - CEARÁ 

Nenhum comentário: