POSTS RECENTES

17 de dezembro de 2010

uma reflexão sobre violência....

SOLUÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


O problema da violência nas escolas é gravíssimo e precisa de ações efetivas e práticas para garantir aos educadores oportunidades de desenvolver seu trabalho a contento e sem ameaças, desrespeito ou desvalorização de seu papel perante a sociedade. Vale ressaltar que o processo de desgaste da figura do professor é resultante dos efeitos de uma política de desvalorização em função da ação governamental que não investe nos educadores nem mobiliza a sociedade para o respeito e consideração para com os educadores. A gravidade dos problemas de agressão aos professores e desrespeito ao ambiente escolar configura uma situação de temeridade quanto a continuidade e ação dos educadores nos dias de hoje onde vemos a cada dia grande parte dos que trabalham como docente migrarem para outras profissões. 
O combate à violência contra os educadores só será possível se forem tomadas medidas de conscientização da sociedade em relação a importância dos educadores e melhoria do nível das pessoas em relação a importância da educação para crescimento dos jovens e para melhoria do nível de desenvolvimento da nação e de cada cidadão individualmente. Assim é preciso que o poder público seja mais ativo no processo de valorização dos educadores e coibir de forma efetiva a proliferação da violência nos ambientes escolares e em suas proximidades utilizando instituições da sociedade como igrejas, sindicatos, partidos políticos para mostrar o valor dos educadores e a necessidade que os jovens tem de professores interessados, motivados e destemidos. 
A ação docente está sendo dificultada no momento em que as escolas não contam com dispositivos de segurança que detectem armas, drogas ou outros motivadores da violência escolar. O judiciário tem de exigir dos Poderes Públicos planos firmes de combate à violência e de criação de um ambiente de trabalho que seja prazeroso tanto para quem ensina quanto para quem busca a escola. Há urgência em dar aos pais visões firmes do que a escola representa para o futuro de seus filhos e o sentido de uma escola que seja pautada por valores e formação eficiente e verdadeira. 
Os que fazem a política têm que efetivar um processo urgente de resgate dos educadores não apenas como formadores de conhecimento mas como cidadãos que merecem respeito e consideração. É preciso criar leis de proteção aos professores e gerar um processo de fiscalização das escolas investigando os fenômenos causadores da violência como drogas, desigualdade social e miséria que tem empurrado milhões de pessoas para as ações ilícitas. A política brasileira tem uma dívida enorme com os educadores que merecem respeito tanto do Poder Público quanto da sociedade em geral. É hora de agir e deixar de lado a retórica nem sempre verdadeira da maioria dos partidos políticos da nação. Há uma urgência de ações em prol do resgate da importância dos educadores que estão deixando a profissão e mostrando que em breve não teremos educadores para uma população crescente e que necessita de educação para crescer , viver e ser feliz.
Publicado originalmente no site www.artigos.com

Nenhum comentário: