POSTS RECENTES

20 de dezembro de 2010

NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA - UFC

Reinaugurado Núcleo de Estudos em Saúde ColetivaImprimirE-mail
20-Dec-2010
O médico sanitarista e professor da Faculdade de Medicina da UFC Dower Moraes Cavalcante (1951 – 1992) foi homenageado na reinauguração do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), que ganhou o seu nome.
A solenidade, presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, foi realizada no auditório Paulo Marcelo, no Campus de Porangabuçu, na manhã desta segunda-feira (20), com a presença da viúva, Sandra Cavalcante, dos filhos e outros familiares do Prof. Dower, idealizador e primeiro coordenador do NESC. Na ocasião, também foi homenageado o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco Campos.

O NESC Professor Dower Moraes Cavalcante, ligado à Faculdade de Medicina da UFC, é referência estadual na formação de gestores em saúde pública. Em sua fala, o Coordenador do Núcleo, Prof. Elias Boutala Salomão, lembrou que o NESC foi criado em 17 de agosto de 1988 quando o Sistema Unido de Saúde (SUS) ainda estava por nascer. “Atuamos no ensino, na pesquisa e no serviço, como expressão de extensão universitária”.

No rápido histórico, o Coordenador citou que, na graduação, o NESC é responsável pela disciplina Fundamentos da Assistência e da Prática Médica, do módulo de Assistência Básica à Saúde, no início da formação dos futuros médicos. Na pós-graduação, o NESC promove cursos de especialização nas áreas de saúde pública, gestão hospitalar, economia e gestão da saúde, saúde bucal, saúde da família e gestão de sistemas e serviços de saúde, além de colaborar com o mestrado acadêmico em Saúde Pública, do Departamen-to de Saúde Comunitária.

O NESC desenvolve ainda projetos e parcerias com o SUS, dando assessoria às Se-cretarias de Saúde do Estado e dos municípios cearenses. Responde também por um dos maiores programas de extensão da UFC, o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), que leva cerca de 400 alunos por ano para experiências de ensino e serviço no interior do Ceará.
 
Em seu discurso, o Reitor Jesualdo Farias destacou que “nos projetos em parceria com o Sistema Único de Saúde e em tudo que faz, o NESC deixa a marca de seu compro-misso com a sociedade e com a construção do SUS.” O Reitor fez questão de destacar que a reinauguração do NESC adquiriu significado ainda maior com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco Campos, que foi homenageado com uma placa.
“Ele que construiu, entre inúmeros programas transformadores, a Rede de Ensino para Gestão Estratégica do SUS e cujas orientações se afinam perfeitamente com o trabalho desenvolvido no âmbito de nossos cursos na área de saúde”, disse o Reitor, acrescentando: “Não é por acaso que somos a única universidade brasileira que participa de todos os programas do Ministério da Saúde na área da Educação em Saúde.” A reinauguração do NESC, com instalações reformadas, foi financiada pelo Ministério da Saúde.

O Prof, Francisco Campos - que recebeu do Reitor, além da placa, um relatório sobre atividades da UFC na área da Telessaúde - lembrou que o SUS é resultado de um mo-vimento político que necessita de sustentação técnica e, no processo de construção do Sistema, a UFC tem papel destacado, desde o início, com a contribuição do Prof. Dower. “A reflexão acadêmica para avançar o SUS foi importante”. Campos ressaltou outras insti-tuições como a Escola de Saúde Pública. Disse também que, na questão da saúde pública, a posição do Ceará é estratégica no Brasil. “Não se pode falar em saúde no Brasil sem fa-lar de saúde da família, que tem o DNA aqui no Ceará.”

Na solenidade, em nome da família do Prof. Dower, quem agradeceu foi Dower fi-lho. Ele citou um pensamento do pai, para quem “a melhor arma para vencer uma guerra é o conhecimento”.  Dower Filho afirmou que seu pai sempre pautou sua prática médica em princípios humanistas.

Fonte: Faculdade de Medicina - (fone: 85 3366 8001)

Nenhum comentário: