POSTS RECENTES

21 de maio de 2010

dia do brincar...brincar é bom para a criança...

UFC comemora o Dia Internacional do Brincar Imprimir E-mail
20-May-2010
O Instituto de Educação Física e Esporte (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo), realiza, no dia 29 de maio, o 1º Brincar na UFC: Um Direito de Todos.
A manhã de brincadeiras é voltada para crianças a partir de cinco anos e se integra às comemorações do Dia Internacional do Brincar. A festa é grátis e ocorrerá das 8h às 11h, no Campus do Pici.
"Serão convidados alunos de escolas públicas e privadas, e instituições públicas estaduais, federais e municipais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, filhos e parentes de servidores da UFC, a comunidade, entre outros", diz o Coordenador do Labrinjo, Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida.

A proposta é incluir o 1º Brincar na UFC: Um Direito de Todos no calendário oficial da Universidade. Nessa primeira edição, a programação de brincadeiras e jogos vai se espalhar por diversos espaços do Campus do Pici. São esperadas entre 600 e 1.500 crianças e haverá a participação de 200 colaboradores e voluntários do Labrinjo.

A ideia de comemorar a data foi da International Toy Library Association (ITLA), entidade criada em 1990 em Turim (Itália), durante a 5ª Conferência Internacional de Brinquedotecas. "O mês de maio tem sido consagrado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, inclusive no Brasil. Tais comemorações concentram-se, sobretudo, no dia 29 de maio, fazendo com que a data seja cada vez mais conhecida como o Dia Internacional do Brincar", esclarece o Coordenador do Labrinjo.

O Prof. Marcos enfatiza que "a criança brinca como forma de desenvolver habilidades para a sua vida futura. Para ela é um processo natural e as brincadeiras acontecem tanto nos jogos e no faz de conta, quanto nas atividades de expressão artística como música, dança, além da exploração da natureza, que existe ao seu redor. O brincar é, pois, a experiência da criança, estimulando todos os seus sentidos e por isso deve ser considerado como parte do seu processo educativo."

E acrescenta: "brincar favorece o desenvolvimento dos vínculos afetivos e sociais positivos, condição única para que possamos viver em grupo, de forma pacífica", conclui.

Fonte: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Coordenador do Labrinjo/UFC - (fone: 85 3366 9216)

Nenhum comentário: