POSTS RECENTES

8 de outubro de 2011

uma fábula para reflexão - FÁBULA DE FEDRO

O CAVALO E O JAVALI



Todos os dias o cavalo selvagem saciava sua sede em um rio raso. Ali também acudia um javali que, ao remover o barro do fundo com as patas e o focinho, deixava a água turva.

O cavalo lhe pediu que tivesse mais cuidado, mas o javali se ofendeu e o chamou de louco. Acabaram se encarando com ódio como os piores inimigos.

Então o cavalo selvagem, cheio de ódio foi pedir ajuda ao homem.

- Eu enfrentarei esta besta disse o homem mas deves permitir que eu monte em ti.

O cavalo aceitou e saíram em busca do inimigo.

Encontraram-no próximo do bosque e antes que pudesse se esconder, o homem acertou a sua lança e o matou.

Livre do javali o cavalo entrou no rio para beber em suas águas claras, certo de que não voltaria a ser molestado.

Mas o homem não pensava desmontar.

- Fico feliz de haver te ajudado lhe disse, não só matei esta besta que me alimentará e seu couro me vestirá, senão também capturei um esplêndido cavalo.

E, mesmo resistindo, o obrigou a fazer a sua vontade e lhe pôs rédeas e cabresto.

Ele que sempre havia sido livre como o vento, pela primeira vez em sua vida teve que obedecer à um dono. Ainda que a sua sorte estava lançada, desde então se lamentou noite e dia:

- Burro de mim! Os incômodos que me causava o javali não eram nada comparados com isto! Por dar valor demais a um assunto sem importância, terminei sendo escravo!

"Às vezes com o afã DE castigar o mal que nos fazem,

nos aliamos com quem tem intenções de nos dominar."

Nenhum comentário: