POSTS RECENTES

22 de junho de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Opinião

Quinta, 21 de Junho de 2012
0 comentário(s)

Qual a verdadeira educação ambiental?

Tamanho do texto:AAAA     



 Há muitas experiências em Educação Ambiental que mesmo válidas não contemplam o sentido essencial desta prática nem provocam o verdadeiro sentido da mudança, pois Educação Ambiental não pode ser praticada apenas em efemeridades e em ações estanques. A Educação Ambiental como diz a Constituição deve ser praticada em todos os níveis de ensino e deve provocar a conscientização pública em todos os sentidos.
Experiências como levar crianças a plantar árvores sem questionar o déficit verde da cidade , sem dizer o porquê dos desmatamentos soam vazio no princípio e na essência da Educação Ambiental. É preciso trabalhar esta dimensão da Educação de forma mais crítica, conscientizadora e reflexiva onde as diversas ações da sociedade tais como consumismo, relações sociais e discussão sobre reciclagem sejam realmente efetivas dentro e fora da Escola.
É vital que, hoje, a Educação Ambiental envolva a todos que compõem a Escola, pois não adianta falar de reciclagem do lixo para alunos se pessoas, que lidam com lixo, acabam misturando o lixo todo como ocorre em grandes empresas da Capital que mantém os recipientes de lixo e não educam os que lidam com ele. A Educação Ambiental como mera disciplina também não funciona, pois seu caráter de envolvimento das disciplinas deve ser constante e deve fazer parte das diversas relações dos membros da sociedade como um todo.
É importante também que as Escolas sejam mais justas nas relações onde todos os membros da Comunidade Escolar respeitem seus colegas, se prontifiquem para ajudar e se envolvam nos projetos da Escola não os pensando individualmente e sim coletivamente. A Educação Ambiental pode trazer consigo a mensagem de um novo modelo de sociedade onde solidariedade, respeito mútuo, cooperativismos, envolvimento e outros valores estejam sempre envolvidos para construir um mundo melhor mais justo e saudável do ponto de vista ambiental.
A Questão Ambiental é, hoje, um momento vital para mudar a essência das relações entre os homens e temos que aproveitar o momento para discutir relações políticas e econômicas que acabam promovendo modificações na natureza. A Educação Ambiental deve ser misturada de maneira forte e efetiva com a construção de uma cidadania onde todos tenham direito a vez e voto nas decisões da escola e da vida. Fácil ou difícil, você escolhe o final desta história...
FONTE: JORNAL O ESTADO

Nenhum comentário: