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1 de novembro de 2011

UMA REFLEXÃO SOBRE O EDUCADOR PAULO FREIRE

PAULO FREIRE – UM NOME ÍMPAR DA EDUCAÇÃO NACIONAL

     Seu nome completo era Paulo Reglus Neves Freire e nasceu em Recife no dia 19 de Setembro de 1921 sendo filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire. Ao conhecer a fome sua família teve de se deslocar para Jaboatão onde sua família teve de viver conhecendo a pobreza de muitos nordestinos. Paulo aprendeu a ler com os pais e teve as árvores dos quintais como companheiros de aprendizagem onde sua alfabetização foi derivada de palavras de sua infância como ele mesmo dissera. Os estudos lhe foram dificultados pelas condições econômicas mas mesmo assim o grande educador jamais deixou de se interessar pela gramática , pela gramática e filosofia. Formou – se em direito ,mas sua paixão sempre foi o ensino quando tornou – se professor da Escola que lhe deu oportunidades de estudar.
    Como advogado não logrou êxito, pois ao cobrar uma conta de um jovem dentista sentiu dó da condição daquele ao qual cobrava e claro que sua condição de cidadão humanista fez compreender que aquela não seria sua profissão de paixão. Como professor teve contatos como trabalhadores em seu primeiro emprego no SESI e através da aplicação de seus métodos onde utilizava  sempre a prática como essência de seu trabalho e amor á educação. Procurava sempre utilizar notícias de jornais para discussão com seus alunos e formação de idéias.
   Paulo Freire criou um método de sucesso a partir de experiências caseiras onde utilizou como  cobaia a empregada de sua casa e sua visão sempre buscando responder perguntas como “Como é que o ser humano aprende?” e “Por que aprende?”. Seu método consta das seguinte sequência de ação:
1.       Investigação Temática – Descobrir no educando o que ele já sabe e procurar partir do que se sabe , conhecendo o que sabe para oportunizar de conhecer mais do que já´sabe.
2.       Tematização -  Descobrir o significado de palavras e temas geradoras onde o educador vai procurar ser motivador, incentivar e coordenador que testemunha a importância do conhecimento . A partir daí procura - se codificar e decodificar o tema gerador.
3.       Problematização – Onde procura – se descobrir o singificado e o sentido daquele conhecimento para nossa vida. Neste processo há uma visão de conhecimento com o visão solidária, libertadora e emamcipadora.
4.       Leitura do Mundo – Nesta parte de ação há uma busca de aproximação do mundo e retirar dele os elementos que servem para nossa vida.
5.       Compartilhando o Mundo – Neste processo verifica – se o entendimento de que não há conhecimento válido se esse não for compartilhado com o outro. Assim, a exigência do diálogo é vital para o conhecimento.
6.       Reconstrução do Mundo lido – Processo onde juntos vamos procurar reconstruir o mundo e o conhecimento tem uma função emancipadora.
    Outra reflexão importante para Paulo Freire é o entendimento dos ícones do processo educativo que são assim explicitados pelo grande educador:

a)      PROFESSOR – PROFISSIONAL DO SENTIDO, QUE ORIENTA, QUE AJUDA. SEU PAPEL PRINCIPAL É FAZER COM QUE O ALUNO TENHA AUTONOMIA INTELECTUAL E ANDE COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS.
b)      ESCOLA – ENSINA PARA E PELA CIDADANIA. EXISTE PARA FORMAR UM CIDADÃO QUE CONTROLA O ESTADO, QUE DIGA SUA PALAVRA, QUE PARTICIPE PROFUNDAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA SOCIEDADE, NÃO SENDO UM CIDADÃO APENAS CONSUMIDOR,MAS UM CIDADÃO PLENO.
c)       ALUNO – SEMPRE NESTA PERSPECTIVA SERIA UM PROTAGONISTA QUE TINHA DE PARTICIPAR DE TUDO QUE DIZ RESPEITO À SUA VIDA.
d)      SISTEMA – FREIA O PROCESSO EDUCATIVO , SENDO BUROCRÁTICO , HIERARQUIZADO , QUE NÃO PERMITE A LIBERDADE NEM A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE.
e)      DIÁLOGO – NO DIÁLOGO CONSTRUIREMOS E MUDAREMOS O MUNDO. A ESCOLA É, SOBRETUDO, REVOLUCIONÁRIA E TRANSFORMADORA.
f)       EDUCAÇÃO – POLÍTICA EM SUA NATUREZA INTRÍNSECA. SEMPRE CONHECEMOS A FAVOR DE ALGUÉM OU CONTRA ALGUÉM . O CONHECIMENTO É SEMPRE IMPREGNADO DE HISTÓRIA E DE ESSÊNCIA HUMANA.
Para finalizar este pequeno Estudo sobre o grande educador e sua essência de pensamento vamos ler um pensamento de Paulo Freire sobre as homenagens que recebia:
 “ agradeço a homenagem, mas a estou recebendo porque defendo certas idéias, porque defendo a escola pública, porque defendo uma relação pedagógica generosa entre as pessoas , porque defendo  uma causa. E é esta causa que vocês estão homenageando. O dia em que eu abandonar esta causa , vocês podem cassar o título de doutor honoris causa que recebo, a homenagem que vocês estão me prestando.”
( PAULO FREIRE)

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