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1 de novembro de 2011

PARA REFLETIR

O ENEM E OS NEM AÍ...

 Todos os anos em que acontece o Exame Nacional de Ensino Médio sempre há um problema. Afinal de contas , por que este exame vem sendo tão aviltado em sua essência e importância. Parece - nos que todos torcem contra a perspectiva de democratização de acesso ao ensino superior através de um exame que procura verificar competências e habilidades. Em meio a tal parafernália de bagunça temos que ver que o ensino precisa mudar , chega de decoreba, chega de dicas. A maioria dos professores de cursinhos são medidos pelo tanto de dicas que dão , pelo espetáculo que promovem nas aulas, pelas piadas que contam e não pela competência de ensinar, de acompanhar os alunos , de ser orientador, de ser efetivamente um educador. Paulo Freire sempre dizia que a educação só tem sucesso quando consegue impregnar de sentido a vida. A escola é sempre a escola cidadã, mas os comerciantes do ensino ainda não entenderam isso. Fui professor de uma escola privada em Fortaleza onde os coordenadores só cobravam o que para eles era resultado , ou sejam , eu teria de ser um professor que não dava formação aos alunos e sim o velho método de ensinar as respostas e não as perguntas. Nessa escola tudo é artificial, éramos obrigados a dar o conteúdo da avaliação na vésperas das provas. A verdade é que fui demitido e procurei saber o motivo pela tal ouvidoria da escola e nunca fui respondido. O que aconteceu na escola do Ceará é comum , e claro que como foi um escola seria qualquer outra, pois o que eles querem é esperteza e não educação. Os professores são obrigados a vestir a camisa da escola e não da educação, Não sei se o quadro é esse por aí, mas acho que a educação no Brasil está atrasada cem anos. Se um indivíduo fosse congelado durante cem anos certamente o único lugar onde se sentiria familiar seria a escola pois esta seria a mesma da sua época( vi esta história por aí) e parece que tudo continua como antes no castelo de abrantes.
 O ENEM tem sido transformado em objeto de marketing e não de educação , no nosso estado vemos outdoors de várias escolas comemorando o primeiro lugar no ENEM( quantas conseguiram isso?) Educação privada é permitido sim, mas não de forma agressiva , sem valores , sem verdades , sem preconceitos, Que tal ensinar os pais a estacionarem quando deixam seus filhos na escola? que tal deixarem de transformar professores em babás de alunos. Infelizmente não tenho a notoriedade de grandes educadores que deveriam dizer o que digo, mas não dizem preferem deixar tudo debaixo do tapete ou tem medo de enfrentar os tubarões da vida econômica de nosso pais. O momento do vazamento ( dizem que não foi) ou coisa que o valha das provas seria  um momento para refletir melhor sobre o verdadeiro sentido da educação e o verdadeiro papel do professor , mas ninguém quer fazer isso, preferem encontrarem culpados para o caos e certamente serão os professores.
  A Educação infelizmente passa a ser tratada com desdém , como comércio o que em muitos locais em que domina a inciativa privada já acabou a muito tempo e a maior parte dos problemas não é tratada como devem e todas as crises em educação se transformam em transferência de responsabilidades, espetáculo de bullying , discriminação regional e concorência desleal. Não entendo educação de outra forma, mas infelizmente os canais para o contraditório estão fechados para o povo que infelizmente não tem espaços para dizer o que pensa. Esta´tudo regulado pelo sistema que emperra as mudanças para que o capital continue a moldar a vida das pessoas. Ou estarei falando ansneiras? Não podemos dizer o que pensamos , não temo direito de questionar o que está errado na educação. O MEC errou sim, mas há erros graves na forma como a educação vem sendo tratada pelos gestores de grandes escolas que preferem investir em preparação de véspera do que no verdadeiro sentido da eduacação. Ou será que outra escola além da que foi denunciada não faria o mesmo.? Juízo gente, mas seriedade com a educação, pois do jeito que está não pode permanecer.
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR

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