POSTS RECENTES

26 de novembro de 2011

para refletir

OS SINDICATOS E OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

A vida sindical é problemática, porém salutar para a luta dos trabalhadores no entanto, em tempos de modernidade e neste período em que os partidos ditos progressistas estão ocupando o poder a situação sindical é deplorável em termos de organização política. Os grupos que estão nas direções sindicais fazem de tudo para garantir a tal sustentação governamental no sentido de não deixar que as chamadas direitas voltem ao poder. Em função de tudo isso acabam concordando com todas medidas dos governos e negociam sim nas caladas da noite com dirigentes de seus partidos a fim de amenizar ou controlar seus filiados. 
Do outro lado da questão existem as correntes políticas que ao invés de promoverem a luta sindical aproveitam o momento de insatisfação da categoria para divulgarem suas ideias e suas ações tentando angariar adeptos a sua causa. Neste sentido a luta sindical acaba sendo desvirtuada e a tal base fica a ver navios no processo não entendendo o sentido da luta dos trabalhadores. Por que será que os sindicatos não promovem formação politica? Por que as greves só tomam pé quando falam de salário? Claro que salário é importante, mas onde estão os sindicatos quando os professores são agredidos nas escolas e assediados moralmente? 
A questão do sindicato no caso dos trabalhadores em educação é muito séria, as táticas de luta estão perdidas no tempo, não há conquista de lideranças e muitos que acorrem às diretorias só tem interesse próprios e não coletivos. Desse modo a categoria precisa refletir claramente e retomar os sindicatos para si, no entanto , tal qual a Assembléia dos Ratos quem coloca o guizo?

Nenhum comentário: