POSTS RECENTES

21 de outubro de 2011

UMA DISCUSSÃO SOBRE CORRUPÇÃO

VOCÊ É AGENTE DA CORRUPÇÃO? 

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
2011-10-21
Passamos grande parte de nossa vida criticando os políticos, criticando quem se corrompe e pregando responsabilidade, respeito e cidadania, mas quando temos que fazer nossa parte sempre deixamos algo a desejar. Nosso povo adora furar uma filinha , molhar a mão de um guarda de trânsito após uma infração e sempre procura transferir suas responsabilidades para outros. A questão da corrupção tem a ver com nossa passividade diante do que acontece de errado em nossa sociedade e não sabemos questionar as atitudes errôneas do cotidiano nem buscamos o sentido de mudança da sociedade.
Temos muito a ver com corrupção quando estacionamos em locais proibidos , quando compramos produtos pirateados e / ou roubados e quando buscamos sempre o jeitinho para não cumprir atividades e tarefas no trabalho , na escola e até mesmo nas organizações a que pertencemos. Nossa índole é da simples negação da responsabilidade. Não chegamos na hora em nossos compromissos e culpamos o transporte ou o engarrafamento nosso do dia – a - dia.
A formação que temos em nossas famílias ou nas escolas muito tem a ver com a corrupção , pois o processo de formação que temos acaba não nos dando a autonomia necessária para aprender por nós mesmos ou fazermos nossas atividades em ajudazinha externa. Os pais também contribuem pois muitos deles fazem os trabalhos e tarefas dos filhos e ainda vão às escolas reclamar quando os mesmos são advertidos procurando sempre dar razão para seus filhos sem questionar as suas atitudes. A desagregação familiar e a falta de interesse das famílias para com a criação dos filhos é um fator a mais para formar possíveis corruptos que ao serem paparicados pelos pais e não serem educados para um processo de responsabilidade individual e compreensão da eticidade cotidiana acaba contribuindo para formar pessoas sem a verdadeira essência do que vem a ser respeito, consideração, solidariedade , amor ao próximo, amizade e outros valores vitais para uma boa relação em sociedade.
As pessoas que questionam os erros da sociedade são tachadas de chatas, intolerantes e infelizmente não tem apoio no momento em que procuram a mudança de hábitos e geração de responsabilidades. Podemos ver isso nas escolas, no trabalho e nas organizações da sociedade onde geralmente os questionadores são sempre deixados de lado e antipatizados pela maioria que são para muitos perturbadores da ordem estabelecida. A outra tendência de nossa sociedade é criticar quem questiona e procurar sempre desqualificar o discurso da crítica com desdém e descaso. Esse processo referenda a possível corrupção que está fazendo parte de toda a história de nosso país e que envergonha a todos que querem um país justo, igualitário e com valores que melhoram nossas relações e o nível de vida de todos.
A grande solução para a corrupção está na construção de um processo educativo e na mudança cultural de nossa sociedade onde todos sejam levados a valorizar relações e entender o cerne do processo ético como um todo. A justiça tem de ser para todos , a política deve contemplar os interesses da sociedade e por tudo isso nossas instituições sociais ( Escolas, Igrejas, Associações, Clubes, Sindicatos, Partidos Políticos, etc. ) tem de primar por um processo de transparência , respeito e retidão de interesses aceitando sempre as opiniões mesmo divergentes. A solução diante do processo de corrupção está na construção de um país onde todos tenham os mesmos direitos e a justiça seja uma regra firme e real em todos os sentidos e visões.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE www.artigos.com

Nenhum comentário: