POSTS RECENTES

6 de setembro de 2011

SE VAI CONTINUAR ESTAMOS FERRADOS

Elmano promete continuidade na Educação

A avaliação da Prefeitura de Fortaleza é de que a Secretaria de Educação é uma das mais exitosas da gestão. A ida de Elmano tem também significado político
06.09.2011| 01:30
Elmano diz não pretender na gestão criar marca pessoal, mas aprofundar ações que já vem sendo feitas (Sara Maia ) Elmano diz não pretender na gestão criar marca pessoal, mas aprofundar ações que já vem sendo feitas (Sara Maia )
Uma gestão nova, mas não tão diferente assim. À revelia de sucessivas greves de professores e de resultados considerados ainda “muito ruins” pela própria ex-secretária municipal de Educação, Ana Maria Fontenele, o novo titular da pasta, Elmano Freitas, tomou posse ontem com a promessa de dar “continuidade” à fórmula administrativa da antecessora, que agora ficará exclusivamente na Secretaria de Saúde.

Questionado se pretende imprimir um toque particular na condução da Secretaria, ele foi taxativo: “Não há disposição de fazer marca pessoal. Vamos aprofundar algumas ações e continuar o que vem sendo feito”. A avaliação da Prefeitura de Fortaleza é de que a Educação vai bem, obrigada. Ao citar conquistas na merenda escolar, na construção de 900 novas salas de aula e na inclusão de pessoas com deficiência, a prefeita Luizianne Lins (PT) disse que “Elmano chega à Secretaria num momento menos complexo do que quando Ana Maria assumiu a pasta, em 2005”.

A ida de Elmano para um dos setores de maior destaque no Município tem ainda significado político. O novo secretário de Educação é um dos 13 nomes da lista de pré-candidatos do PT à sucessão de Luizianne, nas eleições de 2012. Elmano foi retirado dos bastidores do Executivo – ele fazia parte do núcleo gestor da Prefeitura e coordenava o Orçamento Participativo – para pasta de mais visibilidade e poder.

A situação pode ser indicativo de que dificilmente ele encabeçará a disputa, já que, uma vez candidato, teria de largar a Secretaria em meados de abril – o que não pareceu problema para petistas questionados pelo O POVO. Outra possibilidade é que a performance como secretário acabe alavancando uma possível candidatura – tese que também é vista com desconfiança por certos petistas, sobretudo os que também pleiteiam vaga de candidato. “Construir candidatura em seis meses é muito difícil”, analisou um parlamentar do PT.

O canal de contato da comunidade e a Secretaria de Educação é por meio do Fala Fortaleza, no telefone 0800 285 0880.

Como

ENTENDA A NOTÍCIAA decisão de levar Elmano para a SME foi fechada na última semana. Ele substitui Ana Maria Fontenele, que acumulava as pastas da Educação e Saúde, após a saída de Alex Mont´Alverne, por motivo pessoal.

Bastidores
A posse de Elmano Freitas lotou o jardim
do Paço Municipal, sede da Prefeitura. Na plateia, vereadores, secretários municipais, diretores de escola e chefes dos distritos de Educação das secretarias executivas regionais.

Emocionada, a ex-secretáriaAna Maria Fontenele aproveitou o discurso para citar os principais feitos da Educação, mas chegou a afirmar que, apesar da “quebra de paradigma violento” na gestão, os resultados de avaliações sobre a Educação em Fortaleza “ainda são muito ruins”.

Em tom de brincadeira, Ana Maria agradeceu os telefonemas de apoio e os elogios, “revelando” a suposta fórmula do sucesso: inteligência, capacidade para descobrir talentos e uma alimentação a base de frutas e frango “sem hormônio”.

Em entrevista coletiva, a prefeita Luizianne justificou a opção pela continuidade: “Ela (Ana Maria) não sai por deficiência na gestão. Tanto que foi colocada na (Secretaria) de Saúde. O Elmano, claro, vai aprofundar algumas políticas. E vocês vão ver como ele tem capacidade administrativa e política para isso”, prometeu.
Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

Nenhum comentário: