POSTS RECENTES

16 de julho de 2011

REFLEXÃO SOBRE A PROFISSÃO DE EDUCADOR

Profissão de professor

16.07.2011| 01:30
Natham Miranda - 3ª ano Farias Brito
Apesar de possuir grande importância para a formação acadêmica e social de cada cidadão, ser professor tornou-se uma das profissões mais desvalorizadas pela sociedade brasileira, devido à péssima remuneração a que é submetida e, por conseguinte, ao preconceito popular que, de modo geral, afirma que esses profissionais não possuem renda suficiente para sobreviverem. Dessa forma, compromete-se o sistema de educação brasileira, situação inaceitável neste país.

Com essa situação, o ingresso à Universidade fica bastante limitado, uma vez que não há quantidade suficiente de professores que possa atender à demanda das diversas escolas do país. Desse modo, evidencia-se um sistema de ensino de caráter desigual e excludente, pois, devido aos péssimos salários a que a maioria dos professores das escolas públicas é submetida, a procura por emprego em escolas privadas é bastante expressiva. Assim, os alunos de escolas particulares possuem uma preparação para os concursos públicos, como o vestibular, melhor que os de escola pública, intensificando o processo de desigualdade social.

Além disso, grande parte dos professores brasileiros são, infelizmente, vítimas de uma mentalidade popular bastante preconceituosa que, por meio de estereótipos, julgam-nos equivocadamente, como “Quem sabe faz, quem não sabe ensina “e” Todo professor vai passar fome”. Dessa forma, aumenta-se o desinteresse por essa profissão, o que faz muitos jovens preferirem outras consideradas “de respeito” pela sociedade, como médico, advogado e engenheiro.

Em face disso, é necessário que haja mais incentivos governamentais que busquem valorizar a profissão de professor, por meio do pagamento de um salário mais justo e digno de seu oficio, com o intuito de que se aumente o número desses profissionais no mercado de trabalho. Além disso, é necessário que a população tenha mais respeito para com eles, uma vez que o ingresso de alunos às universidades e a formação de profissionais bem qualificados dependem do professor, além deste ser importante para a formação ética e social de cada indivíduo.

Nenhum comentário: