POSTS RECENTES

7 de janeiro de 2011

VEJA ESTA OFICINA

"Cinema, leitura, escrita e reescrita..."

Imprimir
PDF

Ementa:

Não é mais possível negar a força da cultura audiovisual (televisão, internet, cinema) em nossas vidas. Sob tal perspectiva, nos colocamos o seguinte questionamento: É possível usar tal força orientando-a de tal forma que ela estimule a leitura e a escrita, sobretudo a reescrita, de diversificados gêneros textuais? Como fazer, então, para que obras audiovisuais (obras cinematográficas), de fato, estimulem a leitura, a escrita, e a reescrita, de textos/gêneros diversos? Participe desta Oficina e... descubra!

Local, Período & Demais Infomações

Local: Escola EDUCAR SESC (Av. José Jatahi, 813 – Farias Brito; Saindo do Mercado São Sebastião, pega a Av. Bezerra de Menezes. Quando estiver na Bezerra de Menezes dobra à direita na rua imediatamente antes do trilho, recentemente retirado pelas obras do METROFOR, e do Hiper Mercantil. A Escola EDUCAR SESC fica a uns 200 metros à direita.
Período: 07/fev/2011 a 11/fev/2011 (segunda a sexta feira)
Carga horária: 20 horas aula
Horário: 18h às 21h
Observações: 1) vagas limitadas (a sala em que esta oficina ocorrerá comporta até 30 pessoas); 2) esta Oficina só se realizará com um número mínimo de oito (8) inscritos; 3) Informações sobre valores de inscrição, certificados e demais dúvidas, favor contactar Lilia no Setor de Formação de Educadores. (telefones abaixo)
Informações: 85-3206.6259 (segunda a sexta feira: das 8h às 11h30 e das 12h30 às 18h) e 85-8649-5992, com Lilia (Setor de Formação de Educadores).

Descrição da Oficina:

Objetivo geral

Usar obra(s) audiovisual(is) (cinema) como ferramenta didáticopedagógica para estimular a leitura, a escrita, e a reescrita, de gênero(s) textual(is).

Objetivos específicos

  1. ressiginificar o conceito corrente e usual de que a linguagem audiovisual (cinema) “prejudica” a leitura e a escrita;
  2. propor atividades em sala na qual os participantes, pela prática, percebam como o cinema é uma poderosa arma para estimular a leitura, a escrita e a reescrita de textos;
  3. ler, escrever e reescrever obras/textos escritos a partir de obra audiovisual previamente selecionada, exibida e analisada.

Conteúdo

1. Cinema e leitura: algo a ver?
1.1. todos nós contamos histórias?
1.1.1. como nós contamos as histórias que contamos?
2. Leitura e cinema: algo a escrever?
2.1. palavras gancho: começando a elaborar “algo” sobre “aquilo”
2.2. construção, mapeamento, sistematização e seleção de idéias, futuros textos?
3. Cinema, leitura, escrita e reescrita: algo a reescrever?
3.1. Partindo da parte: a obra audiovisual “quebrada” e a criatividade em pauta
3.2. Escrita: fase 1...
3.3. Reescrita: fase 1...
4. Reescrevendo o cinema, nossa leitura ou nossa reescrita?
4.2. Escrita: fase 2...
4.3. Reescrita: fase 2...
5. Avaliação: Reescrevê-la também?
5.1. avaliação “interna” (intra e interavaliação)
5.2. avaliação “externa” (do responsável pela Formação)

Metodologia

Lúdicovivencial. Os cursistas desta Formação participarão de atividade na qual serão “convidados” a “botar a mão na massa”, exercitando a criatividade, a liderança e a capacidade de resolução de situações-problema a partir do uso de obra(s) audiovisual(is) que será/serão usada(s) para promover a leitura, a escrita e a reescrita de gênero(s) textual(is).

RESPONSÁVEL

Prof. Arnaldo César Almeida de Oliveira
Mestre em Linguistica pela Universidade Federal do Ceará (áreas de estudo: Linguistica textual e Teoria e análise de gêneros textuais); Pesquisador na área de Metodologias de aprendizagem.

Nenhum comentário: