POSTS RECENTES

1 de janeiro de 2011

uma reflexão importante

CONTEMPLAR A EDUCAÇÃO ; DEVER DA SOCIEDADE PARA UM MUNDO MELHOR Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
Nossos professores são verdadeiros heróis no momento em que se negligencia de forma criminosa a educação em nosso país. Não vemos de forma alguma nenhuma ação política que garanta respeito aos educadores e valorização do processo educativo como um todo. A Escola deveria ser considerado um templo sagrado onde se verificaria um temário de oração vivenciado pela prática sempre comum de pessoas que estão aí para gerar o conhecimento e construir valores que somente a educação poderá garantir.
É preciso gerar responsabilidade dos pais pelo desenvolvimento das crianças e pelo processo de formação, pois a simples garantia de matrícula na Escola não é suficiente para gerar um processo de melhoria do nível cultural dos jovens que vão à Escola. A presença da criança na Escola deve ser fomentada por uma prática de aprendizado que seja eficiente e calcada em valores que os jovens precisam para enfrentar a vida e concretizar ações de intervenção no mundo para gerar atitudes de mudança e garantia de justiça social, liberdade, solidariedade , respeito ao próximo e, sobretudo, luta pela cidadania plena.
A Educação deve ser uma situação de contemplação por parte da sociedade que tem direito a crescer intelectualmente para melhorar outros aspectos da vida. A Educação deve ser cultuada pelos indivíduos que deve exigir qualidade, respeito a uma situação de vida melhor e mais digna conquistada pelo processo educativo como um todo. A vida dos homens só será melhor se for intensificada uma campanha de contemplação da educação e de todos os personagens direta ou indiretamente envolvidos neste processo como um todo.
A Educação deve ser meta perseguida por todos os indivíduos, ao pai não cabe o único papel de “depositar “ seus filhos nos ambientes escolares , pois seu papel vai mais além e é preciso que todos se envolvam na construção de um processo educativo pleno que garanta a todos o cumprimento fiel da missão educativa. Formar nesse sentido não é apenas ensinar a ler e escrever e fazer contas, mas , sobretudo, dar aos jovens oportunidades de conhecer, debater , analisar , questionar e mudar o mundo. Precisamos de educação para gerar um mundo digno , justo e suave para todos. A Escola deve ser considerada um ambiente de criação de idéias e pode ser claramente vinculada a uma missão maior que é gerar verdade, consciência e atenção. Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR

Nenhum comentário: