POSTS RECENTES

20 de janeiro de 2011

PARA REFLETIR

Educação infantil


Dirijo-me hoje, especialmente, à secretária Izolda Cela, mesmo porque o leitor não tem como discordar do conteúdo cujo tema merece um olhar diferenciado. Logo, o leitor compartilha do apelo a ser feito, sem vacilações.

E com um sentido de urgência porque não há tempo a perder, e muito tempo já se perdeu.


Ao assumir a Secretaria de Educação do Ceará, segundo matéria publicada neste O POVO, edição de 8 de janeiro, Izolda Cela indicou como um dos desafios o fortalecimento da Educação infantil, assinalando: “O Estado vai dar um reforço importante aos municípios para construção de centros de Educação Infantil...”, considerando que a tarefa é relevante para a qualificação do trabalho educacional , “pois ajuda a fortalecer o processo escolar dos futuros estudantes do ensino fundamental e médio”.


Na verdade, a secretária ressaltou ponto essencial para se compreender a repercussão da boa Educação infantil na vida escolar, como bem demonstram estudos e pesquisas do setor. Ela fala com convicção, pois detém base teórica para discutir o tema, colocando-o nos devidos termos junto às prefeituras e aos gestores que não podem mais fugir de suas obrigações e responsabilidades na área.

O reforço aos municípios, sabe a secretária, passa pela parceria com instituições que mantém cursos de Pedagogia, no sentido de incluir na prática dos que pretendem exercer o magistério, já a partir de sua formação, a vivência nas escolas públicas, como estagiários, monitores, seja que nome se dê, induzindo-os ao conhecimento da realidade que os espera. E, quem sabe, motivando sua participação
ativa na escola, consolidando vocações.


Como se vê, é desafio que vale a pena ser enfrentado.
Para finalizar: no seu discurso de posse, disse a presidente Dilma: “Vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas”.
Renasce a esperança.

Ivonete Maia - Jornalista
ivonetemaia@hotmail.com

Nenhum comentário: