POSTS RECENTES

21 de janeiro de 2011

educação

Desafios e Estratégia em Educação no Brasil

brazil adult education 2006 Alfabetização de adultos no Brasil
© UNESCO Semana de Ação Global de Educação para Todos no Brasil
Brasil tem como objetivo de desenvolvimento garantido pelo Estado o direito fundamental à educação de qualidade ao longo da vida a todos os brasileiros. Mas a qualidade e a igualdade continuam sendo desafios cruciais a serem enfrentados no Brasil, uma vez que ambos são essenciais para atender às necessidades do país e para a construção de uma sociedade de conhecimento.
As pesquisas mostram que grande parcela dos alunos de diferentes níveis educacionais apresenta deficiências em disciplinas críticas. A baixa absorção de conceitos científicos prejudica a inclusão desses indivíduos na sociedade moderna. A UNESCO oferece apoio técnico e conhecimentos especializados para tratar das questões educacionais do contexto brasileiro.
A UNESCO identificou os seguintes desafios educacionais para construir suas estratégias de contribuição ao país nos esforços para alcançar seu objetivo de desenvolvimento:
  1. Distância observada entre os preceitos e as metas definidos na legislação educacional nacional e nos compromissos internacionais e a realidade nacional mostrada pelos indicadores educacionais.
  2. Participação limitada da sociedade civil em defesa do direito à educação.
  3. Desigualdades nas condições de acesso à educação e nos resultados educacionais das crianças, jovens e adultos brasileiros, penalizando especialmente alguns estratos étnico-raciais, a população mais pobre e do campo e os jovens e adultos que não concluíram a educação compulsória na idade adequada.
  4. Insuficiência na qualidade educacional, incluindo gestão dos sistemas e das escolas, currículos e propostas pedagógicas, valorização, formação e condições de trabalho dos profissionais da educação.

Nenhum comentário: