POSTS RECENTES

7 de maio de 2010

PENSAMENTOS DE NELSON WERNECK SODRÉ SOBRE EDUCAÇÃO COM BASE NO LIVRO EDUCAR É SENTIR AS PESSOAS


TRECHOS DO LIVRO EDUCAR É SENTIR AS PESSOAS – HAMILTON WERNECK, EDITORA IDÉIAS E LETRAS, 4ª. Edição, 2004

  1. “A auto – estima é geradora de confiança em si mesmo. Assim, um professor confiante no acerto de suas estratégias pedagógicas poderá levar para dentro da sala de aula a certeza de que os alunos poderão abandonar o ninho onde nasceram e criar asas para conquistas maiores e mais compatíveis com as próprias competências.” – DO TEXTO REFLEXÃO PEDAGÓGICA E AUTO – ESTIMA.
  2. “Quem procura e faz amizade para conseguir e trocar experiências com outro amigo sem que ele detenha algum poder posicional permanece amigo  em todas as circunstâncias ,não importando o degrau em que seu amigo esteja. Este é invejável em sua conduta porque permanece ao lado dos seus no topo da escada ou no sopé da montanha. – DO TEXTO ENSAIO SOBRE OS PODERES
  3. “É por isso que um diretor, conhecendo seu bairro e seus alunos, pode redirecionar os rumos de uma escola até atingir os currículos e as demais práticas educativas. Ele sente as pessoas e sente o meio em que elas se inserem.” – DO TEXTO DIRETOR DE ESCOLA: UMA FUNÇÃO AMPLA E IRRESTRITA.
  4. “Nossas dúvidas e resistências encontram – se arraigadas a competências do passado que perduram além do tempo e refletem os valores do instrucionismo. Colocamos nossos alunos para consumir os conteúdos.Eles os consumem com tanta rapidez que não tem tempo para digeri –los , mais parecendo aves de granja que , em quarenta e dois dias de claridade estão prontas para o abate. E, como as aves de granja têm  uma carne pouco saborosa, nossos alunos refletem – se sem brilho no cenário da sobrevivência. – DO TEXTO AS COMPETÊNCIAS E A RELIGAÇÃO DOS SABERES E A AVALIAÇÃO ESCOLAR.
  5. “Há um processo que age em conjunto, iniciando  - se com a segmentação de uma disciplina, passando para uma visão dicotomizada do mundo que nos cerca, até desaguar na segregação e na exclusão.” – DO TEXTO SEGMENTAÇÃO – SEGREGAÇÃO – EXCLUSÃO.
  6. “Para sermos educadores comprometidos e progressistas precisamos aderir à “formação continuada”, caminho para compreender as mudanças do nosso tempo. Nossos alunos não agüentam mais receber as mesmas aulas ministradas para seus avós.” – DO TEXTO SERIAÇÃO OU CICLOS DE APRENDIZAGEM?
  7. “A falta de diálogo entre o homem e a terra, entre as forças da conservação da natureza e de sua exploração, entre o fazer , o produzir e o cuidar podem ser fatais para nossa sobrevivência. Temos de estar conectados à Terra para senti – la mais de perto.” – DO TEXTO O EDUCADOR E O MEIO AMBIENTE
  8. “O mundo exige leituras diferentes e argúcias diferentes para ser compreendido. O desprezo de uma das facetas que facilita a compreensão pode comprometer a análise como um todo – DO TEXTO MEGATENDÊNCIAS

Nenhum comentário: