Não há dúvida de que na família começa o processo de construção de uma vida equilibrada e responsável. A educação , a solidariedade, a atenção ao idoso , o afeto ...são valores qe dimensões que se iniciam na família.
Sabemos também que um grupo se consolida através da multiplicação de encontros. É preciso que as pessoas se econtrem, se revelem , cloquem em comum sua interioridade e seu cotidiano, para avaliar , construir e fortalecer valores. Nesse sentido, a família é um ponto por excelência de experiências do viver coletivo.
No entanto, a familia também pode ser fonte de autoritarismo e explroação. As relações que existem na sociedade podem estar igualmente reproduzidas na família.
A família não nasce pronta ; constrói - se aos poucos e com as características pessoais de cada um . Mas ,quais são os valores que vão construir a felicidade do homem, da mulher e dos filhos? Amor, amizade verdadeira, confiança, coletividade... não são mercadorias de compra e venda. Os relacionamentos democráticos e livres podem ser praticados e refletidos primeiramente na família.
( TEXTO RETIRADO DO LIVRO CONSTRUINDO ÉTICA E CIDADANIA TODOS OS DIAS DE MAURI LUIZ HEERDT, FLORIANÓPOLIS, SC, SOPHOS, 2005, p. 15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário