POSTS RECENTES

21 de abril de 2010

este texto merece ser lido e comentado.

Ética Educacional Novo!

Celso Honorato SilvaCelso Honorato Silva
celsoiturama@hotmail.com
Acessos
33
Publicado em
2010-04-22
Tão fundamental em nossas vidas, recebê-los de braços abertos, saber ouvir, pois seu conhecimento é duradouro, nos ajuda no dia a dia, nos tornando pessoas de bem, pouco valorizado, mas por amor a profissão, está sempre a disposição em ajudar ao proximo, tornando indispensáveis em nossas vidas.
Esse é o papel do educando, pois apesar das consequências de sua profissão, esta sempre focado em sua meta, educar.
Seus deveres fundamentais norteiam sua prática, de forma competente e responsável, pontuando aspectos inerentes a sua conduta como profissional envolvido com a educação e todo seu funcionamento, respeitando os direitos da pessoa humana em todos os seus aspectos sociais cognitivos.
Como profissional abrange aspectos inerentes a vida do seu aluno como um todo abrangendo enfoques privativos psicológicos, entre outros do aluno e sua família, e plausível que haja sigilo em seu trabalho, tendo em vista que a privacidade é direito fundamental segundo a constituição federal, exceto quando se tratar de perigo eminente para o aluno orientado ou para terceiros.
Respeitar os direitos da família na educação do orientando, principalmente configura-se como aceitar as diferenças de culturas dos alunos, assim como seus valores que muitas vezes divergem de valores pessoais ou aceitos explicitamente pela sociedade, que quase sempre marginaliza o diferente e valoriza o igual.
Estar presente também em órgãos que representem sua classe, zelando por seus direitos, mantendo contato com os profissionais interessados em expandir a profissão e mantê-la idônea, assim como divulgar o código de ética, portanto qualquer exercício ou conduta que seja ilegal deve ser comunicada ao órgão de classe, pois a sua conivência configura como omissão e consequentemente como crime.
Assim, o valor do educando é de fundamental importância na sociedade, tornando a todos cidadãos de bem, valorizando o que tem de melhor, mudando maneiras de agir, formas de pensar e enfatizando a igualdade de todos sem discrminação de raças, crenças e qualquer indiferença que possa ocorrer na sociedade. É o papel do educando, educar para mudar. Sobre o Autor
Estou cursando 5º ano de Direito na Faculdade Aldete Maria Alves
Artigos Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite as informações Sobre o Autor e inclua um link para a fonte do artigo: http://www.artigos.com) Você não pode fazer uso comercial deste artigo. Você não pode criar artigos derivados.

Nenhum comentário: