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20 de outubro de 2009

um texto para refletir muito

A MAGIA DE EDUCAR E SER EDUCADO

Se falarmos a vida toda dos problemas da educação com certeza estaremos contribuindo cada vez mais para que os poderosos se perpetuem no Poder e continuem a negar um direito que é legal, líquido e certo para todos os seres humanos e que deveria ser o ponto de partida de todo o processo de formação das sociedades na modernidade. Os problemas da educação são conhecidos e tem sido decantados em todos os tipos de análise dos teóricos da educação que teimam em apenas teorizar sobre tais problemas porém não indicam nenhum tipo de proposta intervencionista no problema. Será que teorizar sobre educação traz fama e poder? Será que a luta pela educação de qualidade ficará restrito apenas a greves e manifestações que nossos governantes já tem antídoto certo para tal?

Não se pode negligenciar o papel da educação em nossa sociedade e nem negar a evolução de nosso povo a medida que algumas ações são desenvolvidas em meio a aridez de recursos e motivações acabam sendo promovidas em todos os tipos de experiência dos educadores que mostram sua força tirando leite de pedra no processo pedagógico. A prática mostra que os educadores tem sim mostrado que são capazes de desenvolver um processo educativo de qualidade e deixar marcas de sua passagem pela vida de jovens e adolescentes que acabam sendo referencial de vida e proposta de ação. Quantos educadores não se perpetuam na mente de seus alunos e na condução de processos que ora se desencadeiam em todos os locais do país.

Educar é mais do que programas, currículos, listas de freqüências e avaliações que a burocracia insiste em desenvolver na escola. O processo educativo se dá no diálogo, na participação, na construção do saber que muitos educadores acabam promovendo na prática mesmo desprovidos da autoridade teórica e provam que educação é mais que teoria e é antes de tudo ação e vontade. A educação pode transformar vidas, pode modificar comportamentos, pode descomplicar vidas, pode romper com as amarras da subserviência e da ignorância e pode , sobretudo, construir movimentos, criar e desenvolver pensamentos.

Cada educador traz consigo o desejo , a vontade , o amor ao que faz e acabam promovendo coisas maravilhosas no desfilar de suas práticas. A educação não é um simples decorrer de tempos , nem rol de disciplinas. A educação é antes de tudo o prazer de fazer, de acontecer, de viver. Se buscarmos mais apoio aos educadores com certeza teremos futuros deslumbrantes que servirão para o desenvolvimento do país e para o crescimento dos habitantes que nele vivem. Os educadores precisam sim ser reconhecidos, não por governos à serviço do Poder, mas pelos que bebem a essência do conhecimento em cada aula, em cada conversa e nas oportunidades de diálogo que só a educação pode proporcionar.

A educação vem acontecendo mesmo com tantas dificuldades, pois os professores tem uma riqueza que os poderosos jamais comprarão nem impedirão seu acontecer: Os professores tem o conhecimento e tem o poder de partilhar esse conhecimento em um processo de trocas , de cumplicidade e de construção da vida que vai além da mera repetição de dados curriculares que muitas vezes nada tem a ver com a história de vida dos educandos.

A magia de educar está em poucos e prova um novo modo de construção do saber que se dá na partilha e no diálogo compartilhado que são essenciais para uma formação que é completada pelas outras instâncias da sociedade. Educar não é um mero repasse de conteúdos. A magia de educar está em um processo de vocação que não pode ser comprado nem medido, mas tem de ser reconhecido em todos os processos de discussão sobre a construção do saber.

O mundo moderno tem provado que somente o conhecimento será capaz de dar funcionalidade aos seres humanos que precisam ter idéias, gerar pensamentos, criar , agir e refletir sobre os modos de vida para questionar o modelo adequado de desenvolvimento que querem. Negar educação a um povo é uma atitude que se cristaliza na forma errônea do poder que sempre procurou cassar o conhecimento ao povo. Note – se que os tiranos sempre procuram retirar do povo a essência do conhecer para poder domina – lo , subjulgá –lo e destruir seus sonhos e culturas. O povo sem educação é um povo submisso, infértil e certamente sem perspectivas de vida e crescimento.

No mundo da educação temos experiências maravilhosas que brotam da mente de educadores que certamente influenciados pelas grandes idéias podem hoje desenvolver um ritmo alucinante de idéias e uma busca incessante de crescimento coletivo. A educação já é uma bandeira de luta de nossos povos que merece ser aprofundada na sociedade que tem urgência numa revolução onde a educação seja o elemento vital para um novo modo de vida e uma nova sociedade onde reinem e brotem justiça social , liberdade e democracia para todos.

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA

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