

TÍTULO DO TRABALHO
PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE; UMA AÇÃO PRÁTICA EM BUSCA DA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(es) FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA
Instituição ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA LIDUINA CORREIA LEITE
e-mail francisco.djacyr@terra;com.br
Telefone 32936748/ 99799611
RESUMO
A Escola é um local de fenômenos múltiplos e de diversidade de pensamentos e de idéias. Na escola muitas ações pedagógicas podem colaborar plenamente para o desenvolvimento da personalidade dos educandos e para um processo de geração de cidadania e preparação para o mundo do trabalho e para a vida social. No ambiente escolar é extremamente importante desenvolver atitudes de crescimento intelectual e processos de construção de valores cidadãos e atitudes éticas. A comunidade escolar tem um papel importantíssimo no crescimento do indivíduo que busca a escola , pois a responsabilidade dos que fazem a escola é de grande importância para um processo de desenvolvimento de atitudes que poderão valorizar e promover o crescimento dos estudantes em termos de valores, atitudes e construção do pensamento.O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como inspiração filme de nome homônimo e procura valorizar a produção textual dos alunos do ensino fundamental e buscar mecanismos que levem os educandos a dar opiniões, ter senso crítico e , sobretudo , construir seu próprio conhecimento. O objetivo principal do projeto em questão é desenvolver o senso crítico e incentivar a leitura e a escrita no processo de formação do conhecimento para contribuir para um ensino crítico , esclarecedor e de construção de idéias.A metodologia adotada procura realizar sessões de discussão sobre diversos temas de interesse dos alunos promovendo um debate sobre os temas e depois partindo para a produção textual conclusiva. O projeto em questão envolve alunos do ensino fundamental e tem promovido um desenvolvimento de idéias e formação do conhecimento para um entendimento crítico do mundo em que vivemos e seus problemas.
Palavras-chave: SENSO CRÍTICO, CIDADANIA , PRODUÇÃO TEXTUAL
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