POSTS RECENTES

7 de janeiro de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO

Escola pública de qualidade, quando?
Francisco Djacyr - Professor

Acredito muito no poder da educação, mas, como eu, são poucos os que fazem alguma coisa para que ela aconteça de verdade, pois estimular o crescimento da escola é muito complicado diante das estruturas que temos e do descompromisso de governos e de grande parte da sociedade que embriagada por uma mídia conservadora tem deixado de lado a importância que a educação tem no alcance do progresso e desenvolvimento social de um País.
A pergunta que surge é a  seguinte: O que falta para chegar a uma Escola Pública , Gratuita e de Qualidade? A visão que temos é que para alcançar este patamar é preciso que haja uma maciça campanha de formação das pessoas em cima destes objetivos que são possíveis desde que hajam políticas eficazes e reais no sentido da política e da geração de compromisso de todos os agentes envolvidos no processo educativo.
Fico triste quando vejo alguns dirigentes da educação dizerem que não aproveitarão nada das administrações anteriores, pois, por mais problemáticas que as mesmas são, alguma coisa pode, sim, ser aproveitada e é difícil viver uma política onde se apaga o que foi feito para começar tudo de novo. Não dá para entender este tipo de política que beira ao revanchismo e a uma completa falta de entendimento do que se passa no processo educativo , pois muitas ações políticas derivam de mobilizações da sociedade e simplesmente passar uma borracha em tudo que já aconteceu é significado de desconhecimento e , principalmente , de visão ditatorial de governo que sabemos nunca gerou bons frutos.
O alcance de uma educação de qualidade tem a ver com democracia interna nas escolas, com participação , com envolvimento de todos segmentos e com mudança de mentalidade dos personagens principais da educação: Professores e Alunos, pois sabemos que se estes não estiverem devidamente motivados para o acontecimento da educação  nada poderá ser gerado ou construído em meio ao processo educativo. Estamos precisando de partilha, participação e cooperação pois a educação tem a ver com construção , com luta , com envolvimento e , sobretudo, com geração de um conhecimento que seja de todos e com humildade no processo de gestão deste ensino que certamente é o melhor antídoto para problemas sociais que temos visto nos dias de hoje e que acabam promovendo todo tipo de degradação para seres humanos e para a vida de forma geral.
Investir na construção da educação pública, gratuita e de qualidade e, sobretudo, necessidade para gerar crescimento em todos os sentidos em uma País que precisa muito desta mudança para crescer econômica e socialmente.

PUBLICADO NO JORNAL O ESTADO.

Nenhum comentário: