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1 de outubro de 2012

OPINIÕES DOS GANHADORES DO PRÊMIO DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO - REVISTA NOVA ESCOLA


Concurso cultural


Democracia e Educação

Democracia e Educação - Capítulos Essenciais, de John Dewey. Foto: Divulgação
Democracia e Educação - Capítulos Essenciais, de John Dewey (Editora Ática)
Responda a pergunta: "Qual a importância da democracia para o desenvolvimento da Educação?". O texto pode conter, no máximo, 300 caracteres. os autores das 05 (cinco) frases mais criativas vão receber um exemplar do livroDemocracia e Educação - Capítulos Essenciais, de John Dewey (Ed. Ática).
As respostas podem ser enviadas de 27 de agosto a 27 de setembro de 2012 e o resultado do concurso será divulgado no dia 5 de outubro. Participe!
Confira o regulamento e use a sua criatividade.
Confira os vencedores:
Aline de Lira Silva: “Democracia e Educação são dois termos indissociáveis, pois sem democracia não há Educação satisfatória e quando o ato de educar não é democrático todo o processo de ensino e aprendizagem está fadado ao fracasso. Então, é papel de toda a sociedade educar para a democracia”.
Andrea Daher de Assis Pereira: “Democracia é o que assegura a possibilidade de acesso e o exercício de plenos direitos. E pensar é um deles! Por causa das conquistas da democracia a educação tem alcançado um número maior e uma grande diversidade de indivíduos, cumprindo sua tarefa de ensinar a pensar certo e com liberdade”.
Deonice: “É uma questão de sobrevida: Na sociedade contemporânea, a Educação não sobrevive sem Democracia, ao mesmo tempo em que a Democracia implora por Educação!”
Fabio Venturoli: “Pensando em um círculo virtuoso: democracia justa e igualitária garante a cidadania. Ser cidadão é conhecer direitos e deveres, praticá-los e saber reivindicá-los. Educação é um direito que se garantido, promove a cidadania, fortalece a democracia e constrói uma sociedade mais justa e igualitária”.
Rosimeire Tobias: “A democracia é o caminho para que a Educação transforme o indivíduo em um ser completamente independente, livre e, principalmente, consciente de que tudo o que acontece ao seu redor é uma reação ou resposta a sua própria ação e, só ele pode ser o agente da transformação para um mundo de igualdade”.

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