POSTS RECENTES

31 de agosto de 2012

UMA DISCUSSÃO SOBRE COTAS.

ACHEI INTERESSANTE ESSA DISCUSSÃO SOBRE O SISTEMA DE COTAS. SÃO OPINIÕES DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO GRUPO PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ NO FACEBOOK, E VOCÊ O QUE ACHA??


colegas-qual a opinião de vocês sobre as cotas nas Universidades federais?
 ·  · há 14 horas
    • Joseane Nunes a minha preocupação é com a permanência destes alunos na Universidade,tanto pelo custo como pelas dificuldades pedagógicas.
      há 13 horas · 
    • Danilo de Amoedo A luta agora tem q ser para aumentar os investimentos, pois esses alunos precisam sim de um suporte. Falo por experiencia, estudei em escola publica e cursei biologia em universidade publica. Fui contemplado com bolsa de auxilio estudantil durante um ano e em seguida enveredei para o lado da pesquisa, conseguindo bolsa da funcap. Dessa forma é importante q haja um suporte para garantir a permanecia desses alunos na universidade publica!!!!
      há 13 horas ·  · 1
    • Aline Lourenço Muitos alunos migrarão das escolas privadas para as públicas e isso de alguma forma significará mais pressão para que a ESCOLA PÚBLICA melhore sua qualidade. # NÃO CREIO QUE ISSO ACONTEÇA.
      há 13 horas · 
    • Evalson Alves Acredito que a demanda por vagas nas escolas públicas aumentarão, ocorrendo assim uma maior pressão da sociedade por recursos para a educação básica e pública, portanto eu vejo como uma medida positiva, apesar de que novamente no Brasil se tenta resolver o machucado do dedo cortando o braço. Rsrsrs.
      há 12 horas · Editado ·  · 1
    • Evalson Alves Pode ser também. Rsrsrs
      há 13 horas · 
    • Aline Lourenço Gostaria de ser convencida pelos argumentos pró-cotas...mas ainda não consegui acompanhar o raciocínio de onde essa coisa toda ajudará na melhora do ensino público.
      há 12 horas · 
    • Aline Lourenço Vou colocar aqui algumas questões que coloquei em outro grupo pra abrir algum debate....
      há 12 horas · 
    • Aline Lourenço Sou profa da escola pública, vejo diariamente as lutas dos meus alunos e não vou me isentar de dar minha opinião. E espero respeito. Diante mão digo que sou CONTRA o sistema de cotas e digo os motivos. Em primeiro lugar...é ter pensamento medíocre se contentar com esses 25% por cento. Isso não resolve em NADA o ensino básico. Isso é medida eleitoreira em um ano eleitoral. É muito mais fácil aprovar uma lei de cotas do que reformular todo o ensino básico. Isso é melhor que nada? Se pensamos assim é porque admitimos o governo tapar buracos em vez de melhorar. Em segundo lugar.....quem estudou em escola pública sabe, E NÃO ADIANTA NEGAR, que muitos saem sem conseguir saber interpretar um texto. Seria temerário esse nivelamento dos alunos de escola pública. Em terceiro lugar, e não menos importante, sabemos que muitos entram, mas poucos saem das universidades. E aí temos problemas de ordem social e econômica que fazem o aluno dar prioridade ao trabalho, já que, de fato, precisam complementar a renda de sua família ou não conseguem acompanhar o ritmo dos estudos. ENTENDO que temos toda uma questão histórica e social que os defensores pró cotas levantam. MAS....ATÉ QUANDO? ATÉ QUANDO NOS CONTENTAREMOS COM AS MIGALHAS [E QUE INFELIZMENTE FUNCIONAM] DO GOVERNO? SE QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE...NÃO BASTA A COTA. É PRECISO MUUUUUUITO MAIS QUE ISSO. E SONHO COM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE DÊ CHANCE DOS MEUS ALUNOS CONCORREREM EM PÉ DE IGUALDADE COM QUALQUER UM PORQUE FORAM PREPARADOS PARA ISSO, E NÃO POR MANOBRA GOVERNAMENTAL. É SONHO? NÃO, NÃO É. UM DIA JÁ FOI ASSIM. SEM MAIS. E NÃO ME ESTENDEREI NA DISCUSSÃO.
      há 12 horas ·  · 2
    • Danilo de Amoedo Vc disse tudo Aline Lourenço, é preciso muito mais que isso. A política de cotas em universidades nao é de hj, desta forma temos que analisar os resultados alcançados ate o momento. Mudanças na educação básica tem que acontecer sim, mas demanda tempo e não podemos mais esperar. Nao sei se a politica de cotas vai mudar a realidade da educação básica, mas pelo menos vai garantir que nossos alunos tenham acesso a universidade publica e nao sejam empurrados para as faculdades particulares como acontece no momento!
      há 12 horas ·  · 1
    • Robson Wesley ‎#50%JÁ!
      há 11 horas · 
    • Marcelo Max NÃO SOU A FAVOR DO SISTEMA DE COTAS!!!
      O GOVERNO DEVERIA DAR CONDIÇÕES AOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA PARA COMPETIREM DE IGUAL PARA IGUAL COM OS DA ESCOLA PARTICULAR E NÃO, CRIAR COTAS. O GOVERNO DESTA FORMA ASSINA SEU "ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA" PARA COM A EDUCAÇÃO QUANDO NÃO CONSEGUE CRIAR MEIOS PARA QUE O ALUNO POSSA TER CONDIÇÕES DE INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE. A TENDÊNCIA É QUE OS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, POR NÃO TEREM UMA BOA BASE, SOFRERÃO NOS PRIMEIROS SEMESTRES.
      há 10 horas via celular · 
    • Rebeca Veloso Já que o debate ta rolando e adoro debater vou entrar tb... Sou a favor das cotas sociais sim, pois até qdo nossos alunos irão esperar para a educação publica consiga competir de igual para igual com a privada?Nós sentimos isso na pele, como professores todos os dias com a problematica de nossas escolas. Mito 1 - o nivel dos cursos universitarios irao baixar. Não acredito nem um pouco nisso. Até pq quem baixa o nivel é o prof e quem estudou em escola publica sabe que este nem pensam em fazer isso. Mito 2 - Os alunos não conseguirao se manter e abandonarão. Essa é uma precupação sim Joseane, porém alem das bolsa que propõe a lei, existem as outras de monitoria e IC. E acredito que os alunos publicos que passarem conseguiram progredir no curso tão quanto ou melhor que qlq riquinho. Sabemos por experiencia propria de escola, que quem quer vai longe!! E existem pesquisas (eu ainda vou encontrar para colocar aqui) que alunos cotas possuem o mesmo rendimento que não-cotista e as vezes até melhor.
      Além disso seria uma contradição o que ocorre hj em dia, no qual foi lembrando pelo Cristovam Buarque: doutores brasileiros entram em universidades estrangeira atraves de cotas latino-americanas.
      há 9 horas ·  · 1
    • Rebeca Veloso Porém concordo em numero e grau com a Aline Lourenço que essa aprovação das cotas pela Dilma foi bem politiqueira e aproveitadora! Até pq o PT não é mais um partido para o povo, tornou-se um partido mto burguês... eles assinou se doente #eucreio
      há 9 horas · 
    • Rebeca Veloso ‎"Cotas sim, cotas agora, cotas até enquanto forem preciso"
      há 9 horas · 
    • Rebeca Veloso Quero dizer que respeito a opiniao de cada camarada aqui, até pq é um assunto bem polemico. Valeu Aline LourençoJoseane Nunes e os demais!! Abraços
      há 9 horas · 
    • Rebeca Veloso Agora as cotas raciais deve ser repensada... até pq ensino publico ruim perde o branco, o negro, o pardo e etc...
      há 9 horas · 
    • Macarrão Silva Não defendemos(RECC) as cotas, defendemos o LIVRE ACESSO A UNIVERSIDADE. Que assim como na Argentina, o estudante que termine o ensino médio tenha uma vaga na universidade e não precise se "digladiar" com outros estudantes para poder continuar a estudar, dessa vez no nível superior.

      As cotas são uma medida paliativa que não resolvem a questão da educação pois o maior índice de evasão dos estudantes-proletários está no final do fundamental e inicio do médio quando largam os estudos por diversos motivos, incluindo a razão de trabalho.

      É preciso resolver a evasão na sua raiz, o ensino fundamental, e garantir tantas vagas nas universidades públicas quanto necessária. As cotas não garantem a abertura de vagas nas universidades, e por esse e motivos não as defendemos, mas somente nos posicionamos contrários caso haja a possibilidade de construir um movimento pelo livre acesso a universidade.
      há ± 1 hora · 
    • Macarrão Silva Não tem cabimento é o estudante terminar o médio e ter que se sujeitar a pagar pra estudar (FIES) ou se inscrever no Prouni que retira dinheiro público e repassa para os empresários da educação.

      O problema é que são poucas vagas na universidade pública. Por isso devemos deixar de falar de cotas, que já estão aprovadas, para tratar do Livre Acesso, de dar tantas vagas quanto necessárias, e resolver o problema do ensino publico básico.
      há ± 1 hora · 
    • Cybelle Oliveira Sou a favor desde que sejam cotas sociais e por enquanto que a educação pública

Nenhum comentário: