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2 de junho de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM FORTALEZA


 QUE HÁ COM A ESCOLA PÚBLICA ?

                Recentemente um dado  abalou a discussão sobre educação: Fortaleza,  metrópole regional com grande visibilidade política e econômica amargou a 183ª posição em educação através do Exame do SPAECE. Perguntas de todos os tipos virão à tona neste momento que cobra providências e ações tanto do Poder Público como da sociedade , pois tal fato denota um crise na educação municipal e tem muito a ver com a forma de gestão da cidade que supostamente valoriza pessoas. Mas como podemos dizer que se valoriza pessoas no momento em que a educação é um fracasso em nível de Estado? Como cidades mais pobres do que Fortaleza, com mais dificuldades econômicas e sociais conseguiram se dar bem melhor nas provas? Quais os culpados de tal situação? Naturalmente alguns defensores da atual administração dirão que o Universo é menor, que o sistema é falho , que fez muito pela educação e outras desculpas que tem a ver com a negação da educação aos menos favorecidos. Afinal, pra que filho de pobre educado? Por que educação para trabalhadores? Educação Pública tem que ser ruim por que pobres não merecem educação de qualidade ? Por que será que nem os professores colocam seus filhos nas escolas que trabalham?
                Onde estão as falhas da atual gestão na educação ? Certamente está no modo de gerir, pois jamais poderíamos esperar alguma coisa de um modelo administrativo que castra o direito da comunidade escolar poder escolher os que lhe comandarão em função de uma suposta governabilidade que faz com que vereadores possam nomear figuras que geralmente nada ou pouco tem a ver com a comunidade e sequer tenham compromissos com os que dependem de uma boa administração para fazer a escola que querem e que pensam. Exemplos de Assédio Moral, incompetência de gestão , evasão contínua e fechamento de turmas em escola tem ou não tem a ver com má gestão? Que a prefeitura explique...
Outra falha gritante é o não cumprimento da Lei do Piso que rebaixa o salário dos professores e os desvaloriza  além do fato de que no momento da luta pelo seu cumprimento ainda se tratou os professores com indiferença , palavras maldosas  e até com spray de pimenta fazendo com que os mesmos fossem tidos como marginais e transgressores da ordem. Claro que uma fórmula dessas poderia desencadear em desesperança, descrédito e completa descaracterização do sentido real da educação que deveria ser baseada na dialogicidade, no repartir e na formação de valores que certamente dariam muita credibilidade e força nos momentos da avaliação. A atual administração pecou muito na educação, será que a História lhe absolverá?
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR

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