POSTS RECENTES

14 de junho de 2012

EDUCAÇÃO SEM RUMO EM FORTALEZA

EDUCAÇÃO À DERIVA EM FORTALEZA 
Fiquei sabendo que ao perder emprego no Governo do Estado o ex – deputado Antônio Carlos seria Secretário de Educação para ocupar a vaga do candidato Elmano Freitas. A pergunta que nos vem à cabeça é a seguinte: O que isso? Quais os requisitos necessários para que uma pessoa ocupe a pasta da educação nesta cidade. Colocaram economista, advogado e agora um político que estava sem emprego. A educação então é para qualquer um que seja apadrinhado da Prefeita? Sabemos claramente que nossa cidade carece de democracia na educação e que os que dela necessitam e os que nela militam de ser respeitados. Não estou negando qualquer tipo de capacidade do senhor Antônio Carlos, mas na essência o que ele fez pela educação, qual a sua militância em relação aos movimentos pela Educação Pública , Gratuita e de qualidade.
Com a saída do Senhor Elmano a cidade ficou sem ninguém para ocupar uma pasta crucial na cidade que é a educação e a prefeitura diante dos seus interesses de composição política esqueceu a pasta como se ela fosse uma qualquer e pudesse ficar acéfala e sem ação durante vários dias. A educação infelizmente é o mais tenebroso mal que a Prefeita de Fortaleza cometeu e que a história cobrará com veemência. É triste ver nas escolas professores perseguidos por ter opinião e serem desrespeitados sem direito a escolha de suas direções além de não ter o reconhecimento da lei do piso que é legal e constitucional . Que mal os professores causaram à prefeita há casos terríveis de assédio moral nas escolas e nada se faz, nada se diz. Onde estamos? Para onde vamos com uma educação deste nível.
O duro é saber que crianças, jovens e adolescentes serão os mais prejudicados pela política perversa e sem direção da educação de nossa cidade e terão seu futuro tragado pela falta de perspectivas de vida e de desejo real de um mundo melhor. As crianças , os jovens e adolescentes precisam ser respeitados, seus pais também e como os professores são cidadãos que tem direitos assegurados na Constituição. Por tudo isso é triste ver que a Pasta da Educação seja objeto de acomodações políticas e de empreguismo de quem realmente está perdendo o trem da história. Não se faz educação com tramoias políticas ou com jogos de acomodações de interesse e como diria Paulo Freire é preciso lutar para que a Justiça Social se instale antes da caridade. 
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR

Nenhum comentário: