POSTS RECENTES

3 de junho de 2012

A BRIGA POLÍTICA E A EDUCAÇÃO


A briga política e a educação

Do professor Djacyr Silva de Souza, professor da rede de ensino de Fortaleza, manda nota para este Blog protestando contra a briga política entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes. Confira:
Diante da briga política hoje entre os magnatas do PT e PSB, a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes, respectivamente, fico me perguntando: E a educação onde fica?
Em Fortaleza temos diretores nomeados cometendo todo tipo de absurdo para garantir seu emprego, perante a administração municipal e ao seu vereador, em atos que se tornam em assédio moral de todos os tipos.
Nossa cidade amargou a quase última colocação em um exame denominado Spaece, enquanto o governador e a prefeita se engalfinham por um nome para gerir o caos deixado na cidade, o que faz com que tenhamos urgentemente que pensar numa alternativa para a cidade que em seus quadros tem três candidatos devotos de Tasso Jereissati e outros que muito têm a ver com o continuísmo de uma administração dita popular que nada tem desta denominação na prática.
Em educação, mesmo com quase dois meses de funcionamento, os professore não têm Diários de Classe, não têm planejamento consistente em termos pedagógicos e não têm direito ao Piso, que é lei. Enquanto os hoje poderosos brigam, as nossas escolas estão repletas de violência, sem a mínima autonomia e desprezadas fortemente pelo poder público. Mesmo com união destes caciques políticos e diante de algumas perspectivas o futuro para cidade é uma ação socialista autêntica – não de discurso, mas de prática real -, pois com mais anos de marxismo esotérico e/ou socialistas das grandes obras estamos ferrados literalmente.

2 Resposta(s) para “A briga política e a educação”

  1. Educação pra filho de trabalhador? É detalhe!
  2. Prezados Eliomar de Lima e Professor Djacyr Silva. Seu desabafo como educador traduz toda a realidade de nossa Educação atual. E eu estendo o seu brilhante questionamento à seguinte reflexão: Os Políticos querem uma população com níveis equilibrados em educação que a possibilite refletir sobre a sua cidadania? Os eleitores realmente exercem seu direito pleno de cobrar essa qualidade educacional de seus eleitos?
    Eu tenho orgulho (apesar da realidade atual) de ser egressa do sistema público de educação (ensino fundamental, médio e superior). Ainda tive a ” sorte” de ter uma educação pública de média qualidade(eu tenho 43 anos). Mas, infelizmente, hoje, não sei se meus filhos estudariam no ensino público…
    Vocês não são somente Professores. Vocês são “Guerreiros” em um sistema educacional, ao meu ver, praticamente falido, infelizmente!

Nenhum comentário: