POSTS RECENTES

8 de novembro de 2011

UMA REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO PÚBLICA

Conheçam a escola pública



Geralmente vemos em todos os locais diversas interpretações sobre o ensino público onde a principal delas é de que há má qualidade, violência , alunos e professores desmotivados e todo tipo de interpretações que acabam demonstrando um verdadeiro caos. Claro que a Escola Pública tem, sim, vários problemas, mas têm também sucessos que infelizmente ficam ocultados em meio ao processo de sucateamento que o ensino público vem sofrendo nos últimos anos onde governos despreparados e desrespeitosos para com os personagens da Educação Pública que são seus professores e, principalmente, seus alunos. Podemos afirmar claramente que temos casos de sucesso na Educação pública onde seus professores e alunos como Titãs acabam tirando leite de pedra e desenvolvendo ações maravilhosas e exitosas que infelizmente são pouco divulgadas e apoiadas.
A Educação Pública precisa ser mais bem analisada e tem de ser objeto apenas de pesquisas de cursos de pedagogia e das licenciaturas em geral, pois muitos pesquisadores apenas utilizam a escola pública como objeto de pesquisa e não como uma ação constante de reflexão, de busca de solução de problemas e de investigação com intervenção eficiente e concretamente efetivada. A sociedade quer educação de qualidade? Por que os grandes personagens como políticos, artistas, pessoas de notório saber e outros do mundo da mídia não visitam a escola pública? Por que não dão parcelas de contribuição para seu desenvolvimento e melhoria ? Por que não doam tempo para levantar a auto – estima de professores e alunos? Por que não utilizam seu espaço para gritar de forma veemente pela Educação Pública, gratuita e de qualidade?
Temos visto várias ações pedagógicas que não encontram apoio de empresários nem de políticos e muitas delas acabam fracassando pela falta de apoio ou sequer um destaque na mídia. Não se premia professores pela criatividade, pelos projetos pedagógicos ou pela sua disposição em fazer algo diferente por seus alunos onde vemos que os professores que criam acabam sendo tragados pela incompreensão , pelo desrespeito e pelo descrédito em seus projetos e ações. Infelizmente o quadro de degradação do Ensino Público só é destacado , sem ações eficazes e duradouras em todos os sentidos. Falar mal da Escola Pública é muito fácil, mas o que falam de seus males o que fazem? Será que conhecem os dilemas e problemas da Escola Pública em termos de gestão e ação prática ? Por que a maioria dos que hoje tem prestígio e poder não adentram nos porões da Escola Pública dando sua parcela de contribuição para futuro. Pessoas do Show Business são convidados para falar com alunos e se negam ou fingem que não receberam o recado. Vemos aí que muitos não estão nem aí para o que se passa na escola pública e muitos até esquecem que já foram alunos da época em que o Ensino Público era respeitado e ativamente valorizado o que nos remete a uma canção de Michael Jackson que dizia “ They Don”t Care About Us”...
FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - JORNAL O ESTADO 8 DE NOVEMBRO DE 2011

Nenhum comentário: