POSTS RECENTES

14 de novembro de 2011

publicado no blog do Egídio Serpa

Leitora deste blog, a professora Célia Bernardo postou este comentário, que, pelo conteúdo e oportunidade, ganha este espaço:
“Chamo-me a atenção e chamo a atenção de todos os que terão acesso à informação sobre o ABANDONO ESCOLAR, nas salas de ensino médio, no Ceará.
“Amigos, são 43 mil adolescentes e jovens que preferiram outros rumos à escola. Na minha e na sua cabeça, deixemo-nos incorporar o dado e aí eu me questiono: que rumos tomaram estes 43 mil alunos? Onde estarão, com quem estarão e o que estão fazendo.
“Arrisco-me a dizer que uns poucos se inseriram, não no mercado de trabalho, mas em alguns locais, fazendo os chamados ‘bicos’, em que comem um pão com gosto de dor, porque vale mais que um salário digno.
“Muitos estão no anonimato, desconstruindo seus caminhos, desfazendo seus sonhos, sem nenhuma perspectiva de VIDA.
“Há ainda os que perderam a referência de seus locais e, a esmo, buscam outros lugares.
“O certo é que só são referências nos dados frios, duros das pesquisas que simplesmente comprovam que a EDUCAÇÃO, neste país, nunca será PRIORIDADE.
“Está aí a prova real em que 43 mil jovens cearenses comem um pão com gosto de FEL, porque é a perda irreparável do grão de trigo que este país perdeu.
“Eu, Professora Célia Bernardo, sinto-me ENLUTADA PELA ORFANDADE INTELECTUAL de tantos milhares de jovens.
“É claro que não cabe nos comentários desta página. Mas não divulgar para comentários, com a força que tem a imprensa, é uma forma de conforto ou de PECAR CONSCIENTE POR OMISSÃO.
“Eu lhe agradeço e até lhe peço desculpas, porque entro nos seus espaços, com muita indignação, mas é justamente porque o desconforto, pela seriedade com que trabalho, não me permite calar”.
A professora Célia Bernard tem razão.

Nenhum comentário: