POSTS RECENTES

22 de agosto de 2011

E SE NOSSO POVO FOSSE ÀS RUAS PELA EDUCAÇÃO? Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
Publicado em
2011-08-22
Falarei de uma utopia pouco possivel em um país como o nosso , pois há um propósito firme de embriagar a população com ideologias de imobilismo dando a idéia de que nada vai mudar e que é bom deixar as coisas como estão. A visão da letargia de nossa sociedade acaba promovendo uma situação de pouca confiança na mudança o que acaba levando ao poder pessoas que não tem compostura nem compromisso com um país melhor onde a educação seja a mola – mestra para o avanço e para o desenvolvimento. Neste sentido criam estereótipos diversos no sentido de rotular pessoas sempre com função de promover uma visão de que nosso povo é inapto para lutas e pacifico o que acaba gerando uma situação de poucos avanços e mudanças.
No quesito educação somos sim um povo que merece reflexão e ação , pois a cada dia que passa temos situações vexatórias neste tema e que fazem com que haja cada vez mais processos de empobrecimento do povo e falta de mão – de – obra qualificada para os processos produtivos e para o tal avanço científico e tecnológico tão necessários para a concretização de um país com verdadeiro desenvolvimento. Esta situação não pode continuar assim , pois hoje temos a perda dos jovens para a droga e para a marginalidade, prostituição e outras anomalias sociais. Temos pessoas que hoje não tem a mínima condição de redigir um documento simples e escrever um texto de no mínimo 10 linhas sem cometer erros graves da língua portuguesa ou sem nexo ou idéias corretas.
Vemos em todo mundo reações contra a política que cassa direitos sociais mas não vemos nosso país se revoltar contra a destruição da educação que vem sendo promovida pelos governos que hoje provocam o sucateamento da educação pública e a destruição de sonhos e desejos de crescimento dos que buscam a escola. No âmago da questão há uma séria situação de imobilismo de nossa sociedade que tem a ver com a condução dos destinos de nosso país por pessoas descomprometidas com os anseios populares. Como aceitar cortes de verbas para educação? Como aceitar que nossos governantes não cumpram leis que poderiam gerar um pouco mais de dignidade aos educadores? Como deixar que a violência tome de conta de nossas escolas sem nenhum tipo de política que procure reduzir a violência e faça com que nossos jovens ingressem no tortuoso caminho da droga ?
A questão primordial é que falta sim um movimento forte que leve nosso povo às ruas pela educação de qualidade onde o motor de tudo seja um compromisso firme de todos os setores da sociedade sem oportunismos ou politicagem. É urgente que nosso povo vá às ruas exigir o papel do Estado e da sociedade em relação à educação como direito do cidadão , direito este que vem sendo vilipendiado de todos os modos em função de uma política que nada tem a ver com a proposta de um governo alinhado com as ações populares. A corrupção em nome da governabilidade acaba gerando um estado falido sem garantia precípua da conquista dos anseios populares. Nosso povo precisa criar uma atitude pela educação e tem de sair a rua para exigir mudanças, pressionar nossos governos para que se cumpra realmente a lei e se gere uma educação pública , gratuita e de qualidade para todos indistintamente. Está na hora de criar história a partir de nós mesmos sem falsos líderes ou geradores de opinião pública para benefício próprio ou interesses que nem sempre tem a ver com a vontade real de nosso povo. A hora é agora, não podemos deixar para depois sob pena de perdermos de forma sem volta o tal trem da História...

Fonte: www.artigos.com 

Nenhum comentário: