POSTS RECENTES

27 de agosto de 2011

E A LEI DO PISO , SAI OU NÃO SAI, CUIDADO VEM TRAIÇÃO POR AÍ....

Governo só enviará projeto se houver acordo com professores

A proposta faz parte de um pacote que o governo ofereceu aos professores em troca do encerramento da greve. Apeoc toma decisão na próxima segunda
27.08.2011| 01:30
Negociações ganharam outro rumo depois de manifestação na quinta-feira (IANA SOARES)


Para estimular o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) a encerrar a greve da rede estadual, o Governo do Estado propôs aos profissionais do magistério a garantia de não enviar qualquer proposta referente à remuneração da categoria sem antes haver entendimento mútuo.

Mas isso, somente no caso de os professores encerrarem a greve na próxima segunda-feira, quando nova assembleia será realizada no ginásio Aécio de Borba. Ontem, o governo já havia anunciado que não enviará para o Poder Legislativo a proposta que antes prometia apresentar, alterando a estrutura de ascensões na carreira. Os professores reclamam da falta de estímulo à qualificação.

Ao abordar o assunto ontem, na Assembleia, o líder do governo, deputado Antônio Carlos (PT), disse que “roga a Deus” para que a categoria dos docentes vote a favor do fim da greve – que hoje completa 22 dias - tendo em troca as garantias dadas pelo governador Cid Gomes (PSB) durante reunião na noite da última quinta-feira, no Palácio da Abolição.

No encontro, segundo ata da reunião apresentada por Antônio Carlos, o governador prometeu zerar a negociação e disponibilizar todos os dados relativos ao orçamento da educação no Ceará, para que os próprios professores ajudem a criar uma proposta interessante para a categoria, mas dentro dos limites orçamentários do Estado. “O governo gasta 29,5% do orçamento estadual em educação, mas é preciso lembrar que existem outros itens para contemplar, além da folha de pagamento dos professores”, explicou o líder governista.

A proposta do governo inclui também a concessão escalonada de um terço da carga horária para atividades extraclasse, item já previsto na lei nacional do piso do magistério.

Avaliação
Na manhã de ontem, o comando de greve se reuniu para discutir a proposta do governo. O presidente do Sindicato Apeoc, Anízio Melo, informou que a entidade está se mobilizando para fazer reuniões com os setores regionais, em diversas cidades do Interior, e com os diferentes setores em Fortaleza. “Nessas reuniões, a gente vai dar ciência sobre a reunião no Palácio da Abolição, para que os professores possam tomar conhecimento e discutir a proposta do governador”, explicou Anízio.

Na última quinta-feira, Anízio já havia considerado avanço a garantia de que o governo não mais enviaria a proposta inicial para a Assembleia. Nessa proposta, professores com ensino superior teriam remuneração inicial de R$ 2 mil, incluindo a gratificação por regência de classe.

O problema, contudo, não está na remuneração inicial. O impasse envolve os profissionais nos outros níveis da carreira. Docentes se queixam que o ganho extra de profissionais com especialização, mestrado e doutorado se tornaria irrisório pela proposta inicial. (Pedro Alves)

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A proposta do governo é zerar a negociação para que o reajuste na remuneração dos professores estaduais seja feito em consenso com a categoria. O impasse diz respeito, sobretudo, à estrutura da carreira e às ascensões funcionais.




Espaço dos leitores
Adriana 27/08/2011 11:10
Só podemos sair dessa greve se o acordo estiver documentado e assinado pelo governador e com implementação imediata, para não sermos enganados. Nossa greve está forte e os professores e alunos conscientes da necessidade de mudanças. A vitória certamente chegará!
ALAERCIO FLOR 27/08/2011 10:55
Os professores não reivindicam reajustes ,mas o cumprimento da Lei.. O governo Cid Gomes brinca com os professores.
Wener 27/08/2011 10:50
Desde quando mesmo essa Lei do Piso já era para estar em vigor em nosso estado?? Dar mais 30 dias, se eles já tem tudo contabilizado? De forma alguma, a GREVE continua pela implementação da Lei na sua integralidade!!! Professores e Professoras não caiam nesse golpe, quem está fora da lei é o governo estadual na esfera máxima o tal cid gomes, ou esqueceram as grosserias que ele falou nestes últimos tempos da nossa categoria? CIDCATO APEOC a encerrar a greve será uma derrota!
cibele 27/08/2011 10:46
acho que os professores tem que continuar a greve porque ele quer que voltem as aulas e como fica o salario deles SOU ALUNA TO COM OS PROFESSORES E NAO ABRO O PISO SALARIAL TEM QUE SER CUMPRIDO
Alberto Rafael 27/08/2011 10:42
O fim da greve vai ser decidio pelos professores, não pelo sindicato. Dessa vez a decisão é nossa e o governador vai ter que nos apresentar uma boa proposta, é o mínimo que ele pode fazer depois de todos os insultos proferidos contra o magistério cearense. Cid Gomes, está na hora de mostrar que educação é prioridade para você. Ou é só falácia?
JF 27/08/2011 10:37
Não se trata de ser ou não radical. Só queremos o que é nosso garantido por lei. Um governante que não quer pagar o MÍNIMO que a lei obriga para a educação não pode ser bem visto pelo povo. Vamos acreditar mais em nós senão não merecemos mesmo nem essa micharia que recebemos. Chega de esperar. AGORA É TUDO OU NADA!!
JF 27/08/2011 10:37
Não se trata de ser ou não radical. Só queremos o que é nosso garantido por lei. Um governante que não quer pagar o MÍNIMO que a lei obriga para a educação não pode ser bem visto pelo povo. Vamos acreditar mais em nós senão não merecemos mesmo nem essa micharia que recebemos. Chega de esperar. AGORA É TUDO OU NADA!!
Adriano 27/08/2011 10:01
A greve não vai ser encerrada sem nenhuma garantia para a classe, desde abril o governo vem adiando a decisão convocando reuniões sem definição, o Sr. Governador do estado passou o mês debochando dos professores, "quem quiser ganhar mais pede demissão e vai para o ensino privado" e só agora depois que saiu o acórdão do STF que ele ficou "bonzinho"? Governador quem está ilegal é você Piso já no atual PCCR.
iranir 27/08/2011 09:09
Infelizmente o senhor governador, já deu mostras que não é confiável.Isso não passa de plano estratégico para ludibriar os professores. Devemos ficarmos cada vez mais unidos. A greve deve continuar.
Manoel 27/08/2011 08:51
A primeira proposta não merece comentário, ela é imoral. A categoria dê um prazo senão cumprir retorna-se a greve em primeiro de outubro. O governo do Ceará entenda que ele paga mal e não pode ficar acima de uma decisão do STF.
germano justino rodrigues 27/08/2011 08:18
FIM DA GREVE SIM, MAS COM A APLICAÇÃO DA LEI DO PISO SEM QUESTINOMENTO POR PARTE DO GOVERNO PQ ESTE JA QUESTIONOU DEMAIS ESSA LEI. SENHOR CID QUER O FIM DA GREVE É SO DAR O DIREITO DOS PROFESSORES.
N.Costa 27/08/2011 07:43
Ainda há quem acredite em um "ser" que diz aberrações do tipo: "professor tem que trabalhar por amor", 'por mim nem carreira existia", "quer ganhar bem, vai para o setor privado"... Mais e mais uma vez ele sairá ganhando, pois conseguirá negociar uma lei federal a ser aplicada de imediato; ele próprio dizia aguardar o acórdão. E tal saiu, espera o que, caro Cid? Estamos formando um país de desequilibrados através do desleixo que virou a educação. Não reclamem depois.
Raimundinho Carvalho 27/08/2011 07:34
Espero, com a graça de Deus que o o governador CID GOMES tome as medida certa, sobretudo, em favor dos professores e dos alunos. Que Deus ilumine a sua mente para as causas mais graves do nosso Estado como essa paralização da greve dos professores.
LUIZ DE FRANÇA 27/08/2011 05:14
PISANDO O PISO Após terem contestado constitucionalidade da lei federal que estabeleceu piso salarial para professores das escolas públicas, governadores de cinco estados, incluído o nosso, tiveram suas pretensões frustradas. É que o Supremo Tribunal Federal garantiu, o piso salarial dos mestres, visando prover meios para alcançar a redução das desigualdades regionais além da melhoria da qualidade do ensino, dentre outros Na defesa da inconstitucionalidade , os governadores alegaram que a lei causaria despesas exageradas e sem amparo orçamentário nos estados. O que não compreendo, a respeito desses argumentos de Vossas Excelências é que em razão dos aumentos de salários dos integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, ninguém contesta inconstitucionalidade, nem peso no orçamento ou impossibilidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. . LUIZ DE FRANÇA LEITÃO ARRUDA MULUNGU - CEARÁ

Nenhum comentário: