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18 de agosto de 2011

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Opinião

Quinta, 18 de Agosto de 2011

Educação como ferramenta



Um estudo elaborado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, um conjunto de organizações da sociedade civil cujo objetivo é pressionar as forças políticas a fim de que elas priorizem as ações voltadas à Educação, apontou que seriam necessários R$ 108 bilhões a mais do que o previsto pelo Ministério da Educação para que sejam cumpridas as metas de melhoria da qualidade do ensino no Brasil. De acordo com a entidade, enquanto o projeto de lei elaborado pelo governo federal prevê um aumento do investimento na área dos atuais 5% do Produto Interno Bruto para 7% até 2020, os cálculos da entidade indicam que seria necessário elevar a meta para 10%. Em números absolutos, a Campanha estipulou que seriam necessários R$ 169 bilhões para atingir os padrões mínimos de qualidade, contra os R$ 61 bilhões estimados pelo Governo.
De fato, o País está em débito com as metas educacionais traçadas para a próxima década, entre elas, a erradicação do analfabetismo, a inclusão de 50% das crianças de até três anos em creches e de 33% dos jovens de 18 a 24 anos no ensino superior. Garantir a igualdade de condições e a permanência no educacional público, bem como um aceitável padrão de qualidade dos serviços prestados, é uma obrigação constitucional do Estado brasileiro e que, uma vez negligenciados pelos governos, pode condenar uma geração inteira à pobreza material e espiritual, tendo em vista que a educação é o pão da alma do homem.
No despertar deste novo século, o mercado de trabalho exigirá, cada vez mais, indivíduos preparados que dominem as técnicas, as ferramentas e as linguagens múltiplas de um mundo plural, diversificado e de intensa transformação tecnológica. É a educação de qualidade – desde a base da formação escolar, até o ensino superior – que habilitará os cidadãos para assumirem seus lugares na sociedade, como protagonistas de seu tempo.
fonte: JORNAL O ESTADO

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