POSTS RECENTES

4 de abril de 2011

Registrando uma impressão sobre o filme carregadoras de sonhos...

CARREGADORAS DE SONHOS: UM FILME PARA REFLEXÃO E AÇÃO Novo!

Francisco Djacyr Silva de SouzaFrancisco Djacyr Silva de Souza
djacyrsouza@gmail.com
caosnaeducacao.blogspot.com.br
Acessos
24
Publicado em
2011-03-30
O Filme poderia ser apenas mais um documentário sobre a educação brasileira mas vai além pois provoca em todos que o assistem reflexões sobre a forma desleal e desrespeitosa ao qual são submetidos profissionais que gastam tempo, esperança e às vezes até renúncias na vida pessoal e familiar para desempenhar uma função que infelizmente ainda não tem o reconhecimento necessário dos governantes nem um processo de questionamento da sociedade que deveria se envolver de maneira mais forte na luta pela educação de qualidade.

O filme em questão mostra o cotidiano de sofrimentos, lutas e desrespeito de quatro educadoras que apesar de uma situação não confortável em termos salariais e de condições de trabalha desempenham sua função com amor , confiança e respeito aos que estão na parte final do processo educativo: os alunos. O longa – metragem traz à tona algo inimaginável em pleno século XXI: professoras que utilizam do pau – de – arara para desempenhar seu trabalho, educadoras que tem de deixar a sala para poder se alimentar e mestras que vêem situações de vida dos alunos marcadas por agressões , abuso sexual e problemas que estão na escola e acabam prejudicando firmemente o desempenho dos alunos. Vemos professoras enfrentar na estrada quilômetros em uma moto para chegar à escola expondo – se a perigos de assaltos e acidentes e dizerem de forma alegre que adoram a profissão.

O longa – metragem serve de referencial para mostrar que as políticas públicas são enganosas e deslocadas de sentido quando profissionais que desenvolvem seu trabalho não apenas por salário , mas por amor são jogadas e descartadas por governantes que sabem da importância da educação , mas não tem vontade política para garantir a qualidade deste processo e a melhoria do nível cultural de nosso povo que precisa ter conhecimento para questionar os poderes e compreender os ditames do jogo político em questão. Não saberíamos se um político com um mínimo de sensibilidade dormiria tranqüilo ao ver o que processos de corrupção , de uso do dinheiro público com negociatas e desvios estão fazendo com nosso povo que precisa de educação de qualidade para crescer e desenvolver – se plenamente no limiar de um mundo globalizado.

A sociedade precisa urgente rever conceitos e procurar modos de luta para dar apoio aos educadores que muitas vezes são julgados em momentos de reivindicação e de luta por dignidade e condições de trabalho de forma errônea e completamente deslocada do real sentido da situação a que são submetidos. É urgente e necessário que a educação faça parte das conversas cotidianas e que todos procurem desenvolver mecanismos que obriguem nossos governantes a cumprir os dispositivos constitucionais que preconizam ser a educação um direito de todos e um dever do Estado. A película acaba sendo um grande soco em nosso estômago , pois mostra que estamos embebidos em outras situações que acabam nos cegando para o verdadeiro sentido do trabalho do professor e sua importância.

O filme em questão é uma oportunidade única para verificarmos que nossas políticas públicas em educação estão sem sentido e completamente desrespeitosas para os que podem traduzir sonhos que nem mesmo têm, mas que querem passar para seus alunos. Notamos no filme a situação de educadoras que hoje estão expostas ao desrespeito governamental, ao pouco engajamento da sociedade e a processos de geração de atitudes desrespeitosas para com pessoas que carregam consigo o desejo de traduzir sonhos e garantir um mundo mais justo, solidário e digno para todos indistintamente. O filme faz refletir e grita firmemente contra o tipo de política que aí está e que acaba prejudicando a vida de muitos que poderiam com educação de qualidade conseguir outros bem sociais necessários a uma vida digna e mais justo.

É importante que uma produção deste quilate chegue a todos os rincões do planeta e que seja exibido em sindicatos, associações, igrejas, clubes , escolas e em todos os subsistemas do mundo social para que haja compreensão do que está sendo feito contra a educação e contra o povo. A reflexão contida no filme é um chamamento à ação e busca antes de tudo expor a verdade de um mal cometido pela política de interesses que motiva nosso povo e que certamente se refletirá em todas as mazelas da vida política , econômica e social de um país que precisa entender que a educação é o caminho rápido e eficiente para uma nação em crescimento.

O grande mérito desta produção cinematográfica e impelir cada cidadão a partir da teoria para ação e busca de forma clara e precisa o engajamento coletivo em prol da educação de qualidade que certamente não encontrará guarida no seio de políticos e que só será possível no exercício de cidadania popular e na luta do povo que tem mostrado no decorrer da história ser capaz de mudar o estado de coisas a partir de um processo firme de ação que só será possível através de conscientização para a cidadania que poderá trazer a todos um mundo melhor e pautado pelo alcance da dignidade.

O filme tem um potencial enorme no processo de formação do professor para impelir futuros professores a um repensar de sua prática e a compreensão dos caminhos da profissão transformando – os em guerreiros eficientes na luta por um processo de educação de qualidade na certeza de um futuro engajamento numa nova prática que é , antes de tudo o caminho da mudança. Sobre o Autor
professor, mestre em educaçao, escritor do livro PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE UMA AÇÃO DE CIDADANIA.Estou no twitter. twitter.com./PROFDJACYR, mantenho ação nos blogs aprendizesdanatureza.blogspot.com, caosnaeducacao.blogspot.com e radiouivintes.blogspot.com
Estou aberto para debates, seminários e palestras dentro da temática meio - ambiente, educação e cultura em geral.
Entre em contato pelo e - mail djacyrsouza@gmail.com

Nenhum comentário: