O campus provisório da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) deve ser entregue no final de janeiro de 2011, com aulas previstas para começar em março. A inauguração estava prevista para o dia 10 de dezembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O calendário do primeiro ano letivo vai manter-se, segundo reitor da Unilab, professor Paulo Speller. O Campus da Liberdade, vai funcionar provisoriamente no antigo prédio da Prefeitura de Redenção, e deve receber, no próximo ano, 350 alunos, com cinco cursos de graduação. Entre os cursos estãoAgronomia, Enfermagem, Administração Pública, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática.
175 vagas são destinadas a estudantes brasileiros, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deste ano. As outras 175 são de estudantes estrangeiros de países de Língua Portuguesa, aprovados em processos seletivos específicos feitos em parceria com universidades conveniadas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. Esses alunos vão morar no campus.
Além dos cursos de graduação, são ofertados cursos de extensão. A expectativa é de que, em 2012, começam também os cursos de especialização, além de haver solicitações para cursos de mestrados nas áreas de agronomia e aquicultura.
Para o corpo docente vão ser necessários 150 professores no quadro fixo, além de mais 150 professores visitantes do Brasil e dos países da Comunidade de Língua Portuguesa da África, Ásia e Europa. A meta é que, em cinco anos, seja alcançado o número de cinco mil alunos matriculados.
Com informações do O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário