POSTS RECENTES

5 de dezembro de 2010

LEIA E REFLITA

CONTRA A VIOLÊNCIA: EDUCAÇÃO 



O Brasil inteiro aplaudiu a ação da Polícia e das Forças Armadas nos morros do Rio de Janeiro. Claro que o povo está com medo e cada vez mais frágil perante a violência que impera de forma cada vez mais forte em todos os locais de nosso país. Seja na zona rural, ou na zona urbana, temos violência de todos os tipos motivadas por razões relacionadas com a injustiça social que é uma marca indelével de nossa sociedade que desagrega famílias, corrompe pessoas e provoca uma completa anarquia em termos de valores e processos de mudança nos ritmos de vida de nosso povo.

A reflexão sobre a violência é cada vez mais urgente, no entanto, só a simples repressão não resolve de forma efetiva o problema, pois temos certeza que a educação é a grande revolução para mudarmos todos os efeitos do que se passa em nosso país e contra todo o quadro de violência que hoje nos assola. Em sua música "Banditismo por uma questão de classe" Chico Science nos convida a uma reflexão sobre o processo de violência que tem relações firmes com a miséria social que vem assolando nosso povo e que é provocado, sobretudo, por uma ação inerte e desrespeitosa dos Poderes Públicos no sentido de garantir demandas sociais para nosso povo.

Vivemos momentos de assistencialismo promovidos por ideias de simplesmente dar ao povo dinheiro através do Bolsa família ou benefícios que se exaurem se as famílias não tiverem condições de dar dignidade aos seus filhos e fazer de nosso povo auto formadores de seu processo de libertação.

A Educação é sim solução para tudo isso, mas sabemos que grande parte dos que estão no poder não querem isso, pois para que povo educado para compreender os interesses do poder na geração da pobreza e da miséria? É urgente que se reforme o processo de educação de nosso povo onde as Escolas tenham professores motivados, concretamente formados e que estejam afinados com as questões sociais para tentar levar os alunos a um processo de mudança.

Se não houver mudanças na educação que, no nosso país, tem alcançado resultados pífios, teremos em breve uma grande convulsão social sem precedentes e teremos a violência tomando conta de nossas ruas que, mesmo com repressão policial, dominará nosso povo.

A situação de violência está na pouca capacidade de nosso povo em garantir educação de qualidade para seus filhos, pois há pais que utilizam páginas dos livros de seus filhos para embalar produtos e nas famílias mais abastadas os pais, ao deixar filhos na Escola, promovem todo tipo de infração no sistema de trânsito. Por outro lado, a insensibilidade governamental no sentido de valorizar os professores, atenta firmemente contra sua dignidade e promove quase que, completamente desestímulo, falta de vontade de crescer e, sobretudo, descrédito na mudança.

A violência que hoje faz parte de nosso país só será resolvida se derem a cada cidadão uma Escola onde se possam desenvolver valores éticos firmes para o desenvolvimento dos jovens pautados em um processo de geração de dignidade, respeito e consideração a seus semelhantes.

A escolas precisam ser modificadas na essência, nos processos e na garantia de conteúdos que levem os jovens a seguir o caminho do bem e não do mal. 
Francisco Djacyr Silva de Souza - Professor
djacyrsouza@gmail.com
Publicado originalmente no JORNAL O POVO - COLUNA JORNAL DO LEITOR - 04 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário: