POSTS RECENTES

10 de dezembro de 2010

assédio moral no trabalho

HUMILHAÇÃO
Há duas semanas, falei neste espaço sobre a interferência da postura de chefes tóxicos – aqueles que contaminam o ambiente de trabalho – na motivação e produtividade dos colaboradores de uma empresa. E também como este tipo de gestor está cada vez mais fora de moda. Hoje, vou avançar nesta discussão e falar um pouco sobre o assédio moral - que é a exposição do trabalhador a constantes situações humilhantes no exercício de suas funções - e como proceder caso você se torne uma vítima desta nociva conduta.

O tema desta seção surgiu depois que um leitor, que preferiu não se identificar por “medo de represália”, escreveu um e-mail no qual diz não aguentar mais as humilhações diárias e o abuso de poder de seu chefe. Ele conta que somente suporta tudo isso, porque precisa muito do emprego.

Procure ajuda
Numa situação limite como essa, o trabalhador precisa tomar uma iniciativa. “Não será ‘aguentando’ que se resolverá as coisas, o colaborador deverá buscar seus direitos junto aos órgãos responsáveis na empresa: Recursos Humanos , Departamento Pessoal, até a diretoria, se houver possibilidade, para que uma solução seja encontrada”, indica a sócia-diretora da CMGB Consultoria & Treinamento e especialista na área de Recursos Humanos, Claudia Blaia.

Se nada disso resolver ou se o canal de comunicação interno for fechado, o trabalhador pode procurar ajuda e denunciar em órgão externos à empresa, como o Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT) e as próprias varas especiais no âmbito da justiça trabalhista.
Fonte: coluna mundo corporativo - JORNAL O POVO 

Nenhum comentário: