“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.”
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.”
“Minha mãe teve que tentar encontrar uma escola secundária onde eu pudesse entrar sem pagar. Procurou muito.Todos os dias saia de casa para procurar escola.Eu ficava aguardando, cheio de esperanças, mas sem ter certeza, e ela não dizia nada. Mas , um belo dia ela chegou , fui recebe – la na estação do trem e ela estava sorrindo. E me disse:”Hoje consegui uma escola para você.”
“ O que fazes na vida profissional?
- Sou professor de língua português, Respondeu Paulo.
- Estais dispensado... Como de terra analfabetos se pode mandar professores ir morrer na Itália?.... Ainda mais um magrela como você !, disse convicto o médico do Exército.
( DISPENSA DE PAULO FREIRE NO EXÉRCITO, PERDEU –SE UM SOLDADO GANHOU – SE UM EDUCADOR.)
“Fui um menino de anúncios docentes, o que não significa que eu tenha nascido professor. Agora, quando me revejo, me retorno – coisa que gosto de fazer - me lembro que era um menino curioso. Um professor que não exerce a curiosidade está equivocado. Eu me perguntava muito, perguntava aos outros, era método no estudo... Na adolescência sonhava tanto em ser professor que às vezes para mim era difícil perceber que estava no nível imaginário e não no real: eu me via dando aulas.”
“A prática educativa implica ainda processos, técnicas, fins , expectativas, desejos, frustações, a tensão permanente entre prática e teoria, entre liberdade e autoridade cuja exarcebação, não importa de qual delas, não pode ser aceita numa perspectiva democrática , avessa tanto ao autoritarismo quanto à licenciosidade. “
“Um dia este país há de se tornar menos feio. Ninguém nasceu para ser feio. Este país será mais bonito na medida em que a gente lutar com alegria e com esperança´[...] o que muda é o jeito de brigar.
“ Cidadania para Freire é “ a denúncia de um presente tornando – se cada vez mais intolerável e o anúncio de um futuro a ser criado, construído, política , estética e eticamente para nós mulheres e homens.”
“ É na inconclusão do ser , que se sabe como tal , que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornam educáveis na medida em que se reconhecem inacabados. Não foi a educação que fez mulheres e homens educáveis , mas a consciência de sua inconclusão que gerou a sua eudcabilidade.”
A Escola - Paulo Freire
A ESCOLA
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar – ser, ser feliz
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar – ser, ser feliz
Nenhum comentário:
Postar um comentário