POSTS RECENTES

27 de outubro de 2010

COMENTANDO O "RODEIO DAS GORDAS"


ONDE ESTAMOS ? O MUNDO ESTÁ DOENTE PELA FALTA DA EDUCAÇÃO


            Temos visto nos mais diversos recantos do planeta e em locais onde deveria está havendo pesquisa, conhecimento e discussão sobre os rumos do mundo espetáculos de bullying, discriminação, agressões e desrespeitos de colegas universitários  sobre os outros colegas que ousaram ser diferentes e fora dos padrões ditos normais da sociedade moderna. A situação está muito grave e prova que o processo educativo não está mais voltado para valores, formação ética e geração de compromissos cidadãos. A gravidade do processo de geração de violências e agressões dentro de ambientes acadêmicos nos faz pensar que algo precisa ser feito no sentido de gerar processos educativos menos voltados para o aprendizado meramente quantitativo e construir uma educação ética  e construtora de valores que façam nossos jovens aprenderem sobretudo a valorizar o seu semelhante.
            Em duas ocasiões nesta semana nos deparamos com notícias tristes por serem protagonizadas por alunos de Entidades de Ensino Superior que promoveram agressões a jovens por serem homossexuais ou por serem obesos. Não podemos acreditar que o tal “rodeio das gordas” seja uma ação de normalidade no mundo em que vivemos e temos que urgentemente gerar uma nova ação educativa onde além da competência técnica os jovens saibam ter coerência nas decisões e utilizem o vigor da juventude para fazer o bem. Educação é uma necessidade premente no nosso país que deve vir primeiramente do lar e que seja construída pelos outros setores da sociedade onde os bons exemplos sejam sempre divulgados para levar todos a um processo de respeito aos seres humanos e busca por uma sociedade melhor e mais justa.
            No momento em que vemos ações como estas promovidas por jovens que mais tarde terão nível superior e decidirão a vida do país temos que entender urgentemente que precisamos gerar uma reviravolta no processo educativo para que haja um decisão firme garantir aos jovens formação baseada no interesse pela leitura, pela descoberta e por um modelo de sociedade em que os homens se respeitem mutuamente e saibam acreditar firmemente na melhoria de vida de todos indistintamente. É preciso que os jovens saiam da escola com motivação para a liderança e busquem sempre o caminho do bem gerando um mundo melhor livre das manifestações de discriminação , de ódio aos diferentes, de tolerância , de respeito a individualidades e preferências para que todos sejam artífices de uma nova ordem que busque a geração de atitudes de responsabilidade individual e coletiva para o bem de todos aqueles que fazem parte do mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: