Educação como solução
Dados da pesquisa inédita realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), um braço da ONU presente no Brasil, revelam números surpreendentes: para 90% dos brasileiros, a violência vem aumentando no País nos últimos anos. Os pesquisadores entrevistaram mais de quatro mil pessoas em 300 cidades brasileiras. Os dados preliminares da pesquisa foram apresentados ao público nesta terça-feira, em Brasília.
Entre aqueles que afirmaram sentir o avanço da violência, 56% imputam a culpa do problema aos bandidos, ao passo que para 23%, a procedência da questão encontra-se na família, que deveria ser, de acordo com os entrevistados, a responsável por ensinar valores a seus membros.
Parece ser consenso reconhecer o papel essencial da família no desenvolvimento humano do indivíduo, uma vez que os pais são um dos mais ativos elementos na construção dos valores que norteiam os filhos. Faz-se necessário conscientizar os pais acerca das funções que lhes cabem na edificação moral de seus dependentes para que, no futuro, o que hoje se configura como um problema, os jovens criminosos, possa ser, um dia, solução, qual seja, adultos responsáveis.
Na avaliação do coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, Flávio Comim, a pesquisa revela que a maioria da população brasileira já desenvolveu a consciência de que os filhos de pais participativos têm melhor rendimento escolar, já que o estudo revela que 77% do desempenho do aluno depende exclusivamente do apoio familiar.
Os brasileiros, mostra a pesquisa, começam a acreditar, cada vez mais, na educação como um valor cuja importância transcende a questão do aumento da possibilidade de obter emprego, mas que pode ajudar a resolver problemas sociais estruturais, como a violência e a falta de respeito na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário